Aspectos criativos serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a brasileiros
Os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.
Os participantes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (
www.rio2016.com) e precisarão comprovar prévia experiência na organização de grandes cerimônias de eventos olímpicos. O vencedor será escolhido por uma Comissão Julgadora composta por membros do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e por outros integrantes a serem anunciados.A primeira grande apresentação a ser realizada pelo Comitê Organizador, daqui a pouco mais de um ano, será um show de cerca de oito minutos durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012, quando a Bandeira Olímpica será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro.
Outros projetos de porte em que a produtora executiva estará envolvida são as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016; a Cerimônia da Entrega da Bandeira Paraolímpica durante o show do Rio 2016 na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos Londres 2012; os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paraolímpica e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016.
Megaeventos ao vivo de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são superproduções que atraem a atenção de bilhões de pessoas em todo o mundo. A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 envolveu 20.000 profissionais, 30.000 fogos de artifício, 300.000 toneladas de iluminação e atraiu uma audiência global estimada em cerca de dois bilhões de telespectadores.
“Os eventos e cerimônias serão parte fundamental da experiência dos espectadores e uma ferramenta essencial para envolver o maior número de pessoas com os Jogos Rio 2016 por meio de projetos como o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica e o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica. As cerimônias também deixarão imagens que marcarão os Jogos na memória do mundo inteiro e é fundamental que tenham o nível mais elevado de organização. Para isso, esperamos selecionar fornecedores de alta capacitação e trabalhar com os melhores profissionais do Brasil e do mundo”, disse o Diretor-Geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner.
A avaliação das propostas apresentadas levará em conta o entendimento e a integração com a estratégia Rio 2016; o entendimento do escopo do projeto; a metodologia de planejamento, controle e governança; o comprometimento com as políticas de inclusão e sustentabilidade do Rio 2016; a equipe de produção proposta; a solução para assegurar cumprimento de prazos e continuidade dos serviços em qualquer circunstância; e a proposta comercial.
Etapas do processo seletivo
28 de março a 27 de abril de 2011– Fase de habilitação
Os proponentes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (www.rio2016.com) para ter acesso ao regulamento e apresentar documentação de habilitação jurídica, econômico-financeira, tributária e trabalhista e de habilitação técnica, incluindo portfólioe estudo de caso.
5 de maio de 2011- Divulgação
Divulgação das empresas/consórcios aprovados na primeira etapa (empresas e consórcios habilitados), que serão convidados a participar da Reunião de Instruções/Briefing acerca das demandas do Rio 2016.
11 de maio de 2011– Reunião de Instruções/Briefing, no Rio de Janeiro
Nessa reunião, serão apresentadas a empresas e consórcios habilitados todasas especificações e informações técnicas exigidas pelo Rio 2016, necessárias ao desenvolvimento de Proposta de Produção e Gestão Executiva e de Proposta Comercial para a próxima etapa.
13 de junho de 2011– Entrega das propostas
Entrega das Propostas de Produção e Gestão Executiva e das Propostas Comerciais por empresas e consórcios habilitados.
13 a 16 de junho de 2011– Apresentações e entrevistas
Entrevistas com as empresas e consórcios habilitados, momento em que também lhes será dada a oportunidade de realizar apresentações de suas propostas, com base nas demandas apresentadas na Reunião de Instruções/Briefing.
Até 30 de junho de 2011 – Anúncio de finalistas
Anúncio de empresas/consórcios finalistas.
1 de julho a 25 de agosto de 2011– Fase final
Fase de negociação com as empresas/consórcios finalistas e de apresentação de propostas revisadas.
Até 31 de agosto de 2011– Anúncio do vencedor
Anúncio de empresa/consórcio vencedor e assinatura de contrato.
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