Às vésperas do carnaval, a cidade tem sido invadida pelos turistas. E a crise mundial parece não ter abalado os visitantes que chegam ao Rio pelo mar. Segundo o diretor de operações da concessionária Píer Mauá, Américo Rocha, já está previsto um novo recorde de movimentação durante o carnaval. Este ano, desembarcarão aqui 36 mil turistas, enquanto outros 10.500 iniciam no Rio suas viagens. Em uma semana, circularão 46.542 turistas pelo porto. Para a economia do município, o resultado será de US$ 13,6 milhões.
Os hotéis também estão comemorando. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a ocupação para a festa já chega a 82%. No mesmo período do ano passado, eram registrados 75% de ocupação.
Otimista, o presidente da ABIHRJ, Alfredo Lopes, prevê ocupação em torno de 90% para o período do carnaval.
Geralmente, são 70% estrangeiros e 30% brasileiros. Este ano, por causa da crise mundial, acredito que será meio a meio. A ocupação está excelente no interior, em cidades como Búzios e Angra. Espero bons números porque muitos brasileiros têm o costume de fechar reservas na última hora.
(JA)
Comentários