Trata-se de um momento único para donos de postos, lojas de conveniência, franqueados e executivos de empresas do setor se atualizarem das novidades do mercado e incrementarem seus negócios.
Para o presidente da Abieps, Volnei Pereira, é fundamental ressaltar a escolha da cidade nesta edição comemorativa. “O Rio de Janeiro é a capital brasileira quando o assunto é óleo e gás. Aqui estão os grandes players da distribuição, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as grandes engenharias e a Federação da revenda. A feira acontecerá na cidade que abriga os grandes pensadores estratégicos deste segmento no Brasil. Além disso, serão expostas as tecnologias mais avançadas no mundo para a proteção ao meio ambiente e para uma operação sustentável e segura de distribuição e revenda de combustíveis”.
Para o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o setor deve crescer. “A Expopostos já faz parte do calendário dos revendedores em todo o país e, neste ano, teremos ainda a possibilidade de analisar o que deu certo e errado nesses 25 anos de conveniência no país e 100 anos de revenda e distribuição. Apesar dos sinais de desaceleração da economia, o mercado de revenda deve seguir robusto em 2012, já que a grande frota nacional e as inúmeras obras de infraestrutura em andamento garantem demanda aquecida por combustíveis. Sem falar na aquecida atividade agroindustrial”.
O presidente do Sindicom, Alisio Vaz, enfatiza a importância da feira para o setor. “Neste décimo ano de ExpoPostos, trouxemos o evento de volta para o Rio de Janeiro, onde havia sido a primeira edição, em 2003. O mercado de gasolina cresceu 40% nos últimos dois anos, atrelado ao crescimento do mercado de automóveis. Nesse contexto, torna-se ainda mais importante o revendedor estar atualizado com as tendências do mercado para ser competitivo e a ExpoPostos é uma grande oportunidade para isso. A competição se intensifica por essa parcela de novos consumidores e é interessante que os revendedores aumentem a eficiência da gestão de seu negócio para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e aproveitar as oportunidades que surgem com o crescimento do mercado”.
O presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold, ressalta: “a ExpoPostos & Conveniência cresce e se reinventa a cada edição, atendendo às necessidades dos visitantes e clientes que expõem e investem no evento. Há 10 anos, a feira é o maior acontecimento do setor na América Latina.
Nesta edição, voltamos ao Rio de Janeiro, berço deste projeto, realizado pela primeira vez em 2003. Este ano, o setor de conveniência, que comemora 25 anos, desponta como destaque na feira pelo crescimento que vem apresentando nos últimos anos e pelo espaço que tem para expandir no Brasil. Com a escassez e o encarecimento dos pontos tradicionais, como as lojas de shoppings, os postos de combustíveis tornam-se excelentes opções por sua localização para abrigar pontos de vendas e franquias das mais variadas naturezas”.
Conveniência
As razões para participar são muitas. Em 2010, o crescimento nominal da receita das lojas de conveniência no Brasil foi de 20%, enquanto do varejo tradicional foi de 14,5%. O potencial de crescimento no setor ainda é grande: o Brasil tem mais de 39 mil postos de gasolina, 7 mil (18%) dessas unidades possuem lojas de conveniência, segmento que faturou R$ 4 bilhões em 2011, um crescimento de 13,8% sobre 2010. Nos EUA, 89,4 % dos postos de gasolina contam com loja de conveniência (163.700 mil postos, sendo 146.400 mil com lojas).
Equipamentos
O setor de equipamentos também apresenta perspectiva de crescimento. Só no primeiro semestre de 2012, o avanço do setor de equipamentos foi de 3%. De janeiro a julho, o segmento fechou com faturamento de R$ 1.442 bilhão, recolheu R$ 243.080 milhões em impostos e registra 515 empresas. Em 2011, o faturamento foi de R$ 1,4 bilhão, o valor pago em impostos foi de R$ 236 milhões e 500 empresas cadastradas.
Novas tecnologias a favor da sustentabilidade
A ExpoPostos & Conveniência 2012 também será palco para debate sobre as novas tecnologias que estão entrando no mercado brasileiro de combustíveis para tornar as atividades do segmento mais sustentáveis, como o uso do diesel S-50 com o Agente Redutor Líquido Automotivo, o Arla 32, que, juntos, diminuem a emissão de gases que causam o efeito estufa. O fórum, que acontece paralelo à feira, discutirá "Os desafios do mercado de diesel, no Brasil, com a entrada do S-10", no dia 23, às 9h, na Sala 1. O novo combustível, que apresenta baixo teor de enxofre, chega aos postos em 2013 e vai demandar profundas mudanças na distribuição e armazenagem.
Fórum
Paralelo a ExpoPostos & Conveniências 2012, acontecerá também o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que debaterá as tendências do mercado e as oportunidades de negócios na visão dos stakeholders do setor.
Programação:
21 de agosto
- Solenidade de Abertura, de 10h às 11h, na Sala 1.
- “A conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas”, de 11h às 13h, na Sala 1, com a jornalista Miriam Leitão.
22 de agosto
- “Marketing de Frequência”, de 9h às 11h, na Sala 1, com o Diretor de programa de relacionamento da Smile/ Gol, Flávio Vargas.
- “Painel com gestores da conveniência”, de 11h às 13h, na Sala 1. Apresentação do vídeo “Ideas to Go” e discussão dos temas: “Melhores práticas de gestão de varejo em lojas de conveniência”, “cases de sucesso das principais bandeiras de postos de gasolina”, entre outros. Participação de Natalia Cid (Raizen/Shell), Paulo Renato Ventura (Petrobras Distribuidora), Henrique Guterres (Ipiranga), Mariana Bertini (Ale), Paulo Chioldini (Rede Mime) Heitor Cortês Neto (Saint Germain Panificadora e Padaria) e Fabio Hertel (Hortifruti).
- “Car Wash - Lavagem automotiva, um negócio lucrativo”, de 11h às 13h, na Sala 2, com Volnei Wilson Pereira, Presidente da ABIEPS (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços).
23 de agosto
- “Os desafios do mercado do diesel no Brasil com a entrada do S-10”, de 9h às 11h, na Sala 1, com a participação de Frederico Kremer, da Petrobras, Allan Kardec, da ANP, Paulo Miranda, da Fecombustíveis, Alisio Vaz, do Sindicom, e Cláudio Akio Ishihara, do Ministério das Minas e Energia (MME).
- “O novo consumidor e a sinergia entre o posto e a loja de conveniência”, de 11h às 13h, na Sala 1, com Luiz Goes, Gestor de Inteligência de Mercado, da GSMD – Gouvêa de Souza.
- “Nem todos os lubrificantes são iguais”, de 11h às 13h, na Sala 2, com Everton Muoio Gonçalles, membro da Comissão Técnica de Lubrificantes e Fluidos da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
ExpoPostos & Conveniência 2012
- Local: Riocentro (Pavilhão 4), Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.
- Dias: 21, 22 e 23 de agosto.
- Inscrições: www.expopostos.com.br
Comentários