Riocentro será o Centro Internacional de Transmissão da Copa 2014

A decisão foi baseada num processo altamente competitivo, que contou com análises detalhadas de diversos especialistas em transmissão da FIFA.

O Rio de Janeiro será a sede do Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014. Administrado pela GL events Brasil, o Riocentro foi o local escolhido pelo Conselho de Administração do COL/FIFA. A decisão foi baseada num processo altamente competitivo, que contou com análises detalhadas de diversos especialistas em transmissão da FIFA. O Rio de Janeiro foi escolhido por diversas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura apresentada pelo Riocentro, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários.

Para Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, a escolha significa uma grande conquista para o Grupo e para o Rio de Janeiro. “O Riocentro é reconhecidamente o Centro de Convenções com a melhor infraestrutura da America Latina. Sediar o IBC será uma oportunidade de mostrarmos para o mundo a qualidade do nosso equipamento.”

“O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da FIFA e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte”, explicou o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke. O evento como um todo, no qual o IBC tem um papel importante, deixará um legado para além da Copa do Mundo da FIFA em termos de infraestrutura de telecomunicações de ponta que poderá ser usada em eventos futuros no país.

O Riocentro é o principal espaço para eventos administrado pela GL events Brasil. Venue de superlativos, ele tem um total de 570 mil metros quadrados, dos quais 100 mil são de área construída. Seu estacionamento possui 7 mil vagas que servem a cinco pavilhões, quatros dos quais são totalmente climatizados, um deles com estrutura modular adaptável a eventos de diferentes tamanhos, recebeu investimentos na ordem de R$ 90 milhões desde que a GL events assumiu a gestão, em 2006.

O Grupo GL events Brasil  iniciou suas operações em 2006, quando a Fagga Eventos, que já acumulava 40 anos de experiência no mercado nacional, se associou à francesa GL events, fazendo com que o grupo já nascesse com amplo know-how nacional e internacional. A associação cumpria com dois objetivos: para a GL events, iniciar operações no mercado brasileiro, cuja solidez da economia e projeção internacional tornou o país destino de negócios e eventos de grande porte; para a Fagga Eventos, o fortalecimento de sua posição e a ampliação de oportunidades.

O casamento bem sucedido ocorreu por ocasião da PanaExpo, evento realizado pela Fagga Eventos em preparação aos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro, onde a GL events era então uma das clientes expositoras da feira. Com a criação da GL events Brasil, ainda em 2006, os negócios do grupo começaram a se expandir com a vitória na licitação que concedeu a administração do Riocentro à iniciativa privada, dando ao tradicional e maior centro de convenções da América Latina, pela primeira vez em sua história, uma gestão alinhada com as melhores práticas internacionais do setor.

Em 2007, , duas outras concorrência de espaços fariam com que a presença da GL events Brasil aumentasse. No Rio, a arena onde foram realizadas as competições de judô e ginásticas artística e olímpica no Panamericano, foi concedida com vitória do grupo e posterior parceria com o Banco HSBC, fazendo com que o espaço fosse batizado e conhecido, desde então, como a HSBC Arena. Em Curitiba, ainda em 2007, a GL events Brasil foi escolhida para a gestão do Estação Convention Center.