Rock in Rio cria campanha de conscientização por um Rio de Janeiro mais limpo

"Lixo no lixo, Rio no coração" contará com ações em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Comlurb e com o apoio da iniciativa privada e de figuras públicas

O lixo urbano foi escolhido como tema principal do projeto "Por Um Mundo Melhor" do Rock in Rio 2013. Às vésperas de receber os maiores eventos do planeta e, contrariamente à ótima fase de inúmeras oportunidades de desenvolvimento que o Rio de Janeiro vive, a cidade foi eleita como a nona mais suja do mundo em pesquisa realizada pelo portal de recomendações de viagens Trip Advisor, em fevereiro deste ano, atrás de Atenas, Sharm el Sheikh, Buenos Aires, Hanói, Bangkok, Punta Cana, Marraquexe e Bombain.

Com o objetivo de chamar atenção para o problema e provocar um movimento coletivo que deixe como legado a mudança de comportamento, o Rock in Rio começa hoje, 10 de junho, uma grande campanha de mobilização e conscientização, em parceria com a Prefeitura do Rio, a Comlurb e diversos veículos de comunicação. O plano de mídia está estimado em cerca de R$ 20 milhões e será veiculado ao longo de três meses e meio.

Apesar do lixo ser um tema comum de desagrado da população, esse resultado deve-se, em grande parte, pela falta de conscientização do carioca de que o lixo é propriedade de cada um de nós, jogando-o na rua em vez de colocar nas lixeiras ou de levar consigo para descartar corretamente, seja no lixo de casa, do trabalho ou naquele que está a apenas alguns metros, na esquina seguinte.

"Acreditamos que pequenas mudanças de atitude no dia a dia de cada um de nós têm um grande impacto na construção de uma sociedade mais harmônica. O objetivo desta ação é reforçar que o lixo polui a cidade, incomoda as pessoas e ainda espanta os turistas. Queremos chamar a atenção, principalmente, para o desperdício financeiro que isso significa", afirma Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Segundo VInicius Roriz, Presidente da Comlurb, "a campanha do Rock in Rio é parte fundamental do processo transformacional da relação do carioca com a questão dos resíduos. A união da sociedade civil, iniciativa privada e Prefeitura têm o potencial de provocar uma mudança de comportamento na cidade, fazendo do Rio um lugar ainda mais bonito, uma cidade especial para se viver e trabalhar", diz.

A campanha - Série de campanhas reforçará na mídia a importância dessa conscientização

A primeira fase da campanha apela ao amor pela cidade e ao orgulho de ser carioca. O filme, que começa a ser veiculado no dia 12 de junho, mostra de forma poética, um gari que contempla a paisagem da cidade e, conduzido por um arranjo sinfônico de Cidade Maravilhosa, dança com sua vassoura. Em outros três filmes, Fernanda Montenegro, Paolla Oliveira e Eduardo Paes abraçam a causa convidando o público a participar deste movimento por uma cidade mais limpa.

A campanha ressaltará que não adianta ser a cidade mais linda do mundo sendo também a nona mais suja e que quando uma pessoa joga lixo na rua, ela também descarta muitas outras coisas, uma vez que parte do dinheiro gasto com a limpeza das ruas poderia estar sendo usado para outros fins, como investimentos em educação e saúde.

O humorista Paulo Gustavo será o embaixador da campanha no ambiente online. Serão produzidos conteúdos exclusivos para, através do humor, aproximar ainda mais o tema do público jovem e aumentar o volume do chamado. A ação engajará outras celebridades e o público em geral, não só nas redes do Rock in Rio, mas também junto a seus próprios seguidores. No site e nas redes sociais do Rock in Rio (mais de 8 milhões de seguidores) a estratégia passará pela apresentação da campanha, a conscientização do público sobre os problemas relacionados ao lixo urbano e a criação de uma mobilização popular para transformar a cidade em uma das mais limpas do mundo. Contando com a colaboração de personalidades e formadores de opinião, serão implementadas mecânicas de engajamento para impactar o público de forma positiva, buscando transformar esta interação digital em uma mudança de comportamento no dia-a-dia da população carioca.

Lixo Zero - Ações com a Comlurb e Prefeitura do Rio de Janeiro

Em parceria com a Comlurb e a Prefeitura do Rio de Janeiro, serão feitas diversas ações para reforçar ainda mais a campanha. Dois mil e seiscentos garis usarão braçadeiras com a mensagem "Lixo no lixo, Rio no coração", que também estará presente nos caminhões e veículos de serviço da Comlurb.

A iniciativa do Rock in Rio vem de encontro à ação da Prefeitura do Rio — "Lixo Zero" — , que começará a multar, a partir de julho, pessoas que forem pegas jogando lixo nas ruas da cidade. A medida será aplicada com base na Lei de Limpeza Urbana, criada há mais de dez anos, e tem a intenção de acabar de vez com o mau hábito de jogar lixo nas ruas.

De acordo com a Prefeitura do Rio, 638 profissionais, entre guardas municipais e fiscais da Comlurb, com o apoio da Polícia Militar, ficarão a cargo da fiscalização, que será iniciada pelo centro da cidade.

Eventos e empresas importantes do Rio de Janeiro já aderiram à causa

Maratona do Rio - Este ano, a Maratona do Rio ganhou uma nova causa: o lixo urbano. A primeira corrida do Brasil a levantar essa bandeira terá duas ações durante o percurso. Em cada largada, será oferecido aos corredores um novo número para as costas com a mensagem "Quem suja a rua, suja a própria casa. Jogue lixo no lixo". Já nos postos de hidratação, serão colocadas estruturas em formato de traves para que os atletas façam o seu "gol" com os copinhos que precisam ser descartados. Esta segunda ação conta com a parceria do "Rio eu amo, eu cuido". Os corredores que forem flagrados pelos fotógrafos da corrida fazendo a sua parte receberão prêmios da organização do evento.

ArtRio - Desde 2011, a ArtRIO tem contribuído ativamente para que o segmento de arte tenha crescido para uma pauta mais abrangente e democrática, aproximando cariocas e turistas de obras e artistas. Dessa forma, a feira tem ampliado os horizontes estéticos daqueles que vivem no Rio de Janeiro, assim como daqueles que pela cidade durante os meses de setembro. Portanto, é indispensável e mandatório que a cidade se apresente à altura das expectativas nela depositadas. Pensando dessa forma, a ArtRIO se engaja com entusiasmo no movimento "Lixo no Lixo, Rio no Coração", convocando também cada carioca a cuidar da beleza do Rio, que é pura arte.

Veículos de comunicação: Rede Globo, Multishow, Mix FM, Jornal O Globo, Editora Globo, Cemusa e Globo.com.

Figuras públicas: Fernanda Montenegro, Paolla Oliveira, Sheron Menezes, Suzana Werner, Ricardo Pereira, Livia Rossy, Icaro Silva, Milena Toscano, Daniel Rocha, Fernanda Rodrigues, Luiza Valdetaro, Flávio Canto, Duda Nagle, Joaquim Lopes e Samantha Schmutz.

Rio Eu Amo Eu Cuido: lançará a campanha "O Rio é a sua casa, cuide do que você ama" com um filme feito por Fabio Porchat e com uma larga agenda de iniciativas junto à sociedade civil: em julho, trará lixeiras interativas, que sensibilizarão os cidadãos de maneira divertida sobre o descarte correto e sobre o programa Lixo Zero, além da parceria com a Maratona do Rio; em agosto, um mutirão de limpeza diferente que convocará adeptos do stand up paddle (SUP) para remarem e recolherem os lixos flutuantes da orla da cidade e o projeto "Guimba Zero", uma ação cujo foco principal é o combate às guimbas de cigarro. Uma campanha de fotografias no Instagram acompanhará todo o período de ações.

Empresas:

OI - A Oi impactará seus milhares de clientes cariocas através do envio de SMS e da inclusão da logomarca da campanha nas faturas de julho, agosto e setembro.

Domino´s, Spoleto e Koni - Com 114 lojas no Rio de Janeiro e 637 mil clientes por mês, as marcas do Grupo Trigo - Domino´s (7 lojas e 135 mil clientes mês), Spoleto (57 lojas e 352 mil clientes mês ) e Koni (30 lojas e 150 mil clientes mês) - farão a divulgação da campanha em seus restaurantes. Serão produzidos guardanapos, papéis de bandeja, displays para o interior da loja e até caixas de pizza com mensagens alusivas à campanha.

Submarino - A empresa vai mobilizar seus clientes, por meio do envio de e-mails mensais e da inserção de banners no portal.

Estácio - A universidade mobilizará seus alunos em ações de conscientização nas ruas da cidade. Haverá mutirões para distribuição de saquinhos automotivos e coleta de lixo eletrônico. Além disso, divulgarão o tema aos seus 330 mil alunos matriculados em canais próprios de comunicação e redes sociais.

Bacardi - A marca replicará as mensagens da campanha aos seus 1,1 milhão de seguidores nas redes sociais.

Ingresso.com - O portal terá banners com as mensagens da campanha e ainda fará disparos de e-mail marketing para toda a sua base de clientes.

Aventura Entretenimento - A Aventura Entretenimento exibirá os filmes da campanha "Lixo no lixo, Rio no coração" antes de todos os espetáculos da produtora.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento —processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.