Com o objetivo de chamar atenção para o problema e provocar um movimento coletivo que deixe como legado a mudança de comportamento, o Rock in Rio começa hoje, 10 de junho, uma grande campanha de mobilização e conscientização, em parceria com a Prefeitura do Rio, a Comlurb e diversos veículos de comunicação. O plano de mídia está estimado em cerca de R$ 20 milhões e será veiculado ao longo de três meses e meio.
Apesar do lixo ser um tema comum de desagrado da população, esse resultado deve-se, em grande parte, pela falta de conscientização do carioca de que o lixo é propriedade de cada um de nós, jogando-o na rua em vez de colocar nas lixeiras ou de levar consigo para descartar corretamente, seja no lixo de casa, do trabalho ou naquele que está a apenas alguns metros, na esquina seguinte.
"Acreditamos que pequenas mudanças de atitude no dia a dia de cada um de nós têm um grande impacto na construção de uma sociedade mais harmônica. O objetivo desta ação é reforçar que o lixo polui a cidade, incomoda as pessoas e ainda espanta os turistas. Queremos chamar a atenção, principalmente, para o desperdício financeiro que isso significa", afirma Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
Segundo VInicius Roriz, Presidente da Comlurb, "a campanha do Rock in Rio é parte fundamental do processo transformacional da relação do carioca com a questão dos resíduos. A união da sociedade civil, iniciativa privada e Prefeitura têm o potencial de provocar uma mudança de comportamento na cidade, fazendo do Rio um lugar ainda mais bonito, uma cidade especial para se viver e trabalhar", diz.
A campanha - Série de campanhas reforçará na mídia a importância dessa conscientização
A primeira fase da campanha apela ao amor pela cidade e ao orgulho de ser carioca. O filme, que começa a ser veiculado no dia 12 de junho, mostra de forma poética, um gari que contempla a paisagem da cidade e, conduzido por um arranjo sinfônico de Cidade Maravilhosa, dança com sua vassoura. Em outros três filmes, Fernanda Montenegro, Paolla Oliveira e Eduardo Paes abraçam a causa convidando o público a participar deste movimento por uma cidade mais limpa.
A campanha ressaltará que não adianta ser a cidade mais linda do mundo sendo também a nona mais suja e que quando uma pessoa joga lixo na rua, ela também descarta muitas outras coisas, uma vez que parte do dinheiro gasto com a limpeza das ruas poderia estar sendo usado para outros fins, como investimentos em educação e saúde.
O humorista Paulo Gustavo será o embaixador da campanha no ambiente online. Serão produzidos conteúdos exclusivos para, através do humor, aproximar ainda mais o tema do público jovem e aumentar o volume do chamado. A ação engajará outras celebridades e o público em geral, não só nas redes do Rock in Rio, mas também junto a seus próprios seguidores. No site e nas redes sociais do Rock in Rio (mais de 8 milhões de seguidores) a estratégia passará pela apresentação da campanha, a conscientização do público sobre os problemas relacionados ao lixo urbano e a criação de uma mobilização popular para transformar a cidade em uma das mais limpas do mundo. Contando com a colaboração de personalidades e formadores de opinião, serão implementadas mecânicas de engajamento para impactar o público de forma positiva, buscando transformar esta interação digital em uma mudança de comportamento no dia-a-dia da população carioca.
Lixo Zero - Ações com a Comlurb e Prefeitura do Rio de Janeiro
Em parceria com a Comlurb e a Prefeitura do Rio de Janeiro, serão feitas diversas ações para reforçar ainda mais a campanha. Dois mil e seiscentos garis usarão braçadeiras com a mensagem "Lixo no lixo, Rio no coração", que também estará presente nos caminhões e veículos de serviço da Comlurb.
A iniciativa do Rock in Rio vem de encontro à ação da Prefeitura do Rio — "Lixo Zero" — , que começará a multar, a partir de julho, pessoas que forem pegas jogando lixo nas ruas da cidade. A medida será aplicada com base na Lei de Limpeza Urbana, criada há mais de dez anos, e tem a intenção de acabar de vez com o mau hábito de jogar lixo nas ruas.
De acordo com a Prefeitura do Rio, 638 profissionais, entre guardas municipais e fiscais da Comlurb, com o apoio da Polícia Militar, ficarão a cargo da fiscalização, que será iniciada pelo centro da cidade.
Eventos e empresas importantes do Rio de Janeiro já aderiram à causa
Maratona do Rio - Este ano, a Maratona do Rio ganhou uma nova causa: o lixo urbano. A primeira corrida do Brasil a levantar essa bandeira terá duas ações durante o percurso. Em cada largada, será oferecido aos corredores um novo número para as costas com a mensagem "Quem suja a rua, suja a própria casa. Jogue lixo no lixo". Já nos postos de hidratação, serão colocadas estruturas em formato de traves para que os atletas façam o seu "gol" com os copinhos que precisam ser descartados. Esta segunda ação conta com a parceria do "Rio eu amo, eu cuido". Os corredores que forem flagrados pelos fotógrafos da corrida fazendo a sua parte receberão prêmios da organização do evento.
ArtRio - Desde 2011, a ArtRIO tem contribuído ativamente para que o segmento de arte tenha crescido para uma pauta mais abrangente e democrática, aproximando cariocas e turistas de obras e artistas. Dessa forma, a feira tem ampliado os horizontes estéticos daqueles que vivem no Rio de Janeiro, assim como daqueles que pela cidade durante os meses de setembro. Portanto, é indispensável e mandatório que a cidade se apresente à altura das expectativas nela depositadas. Pensando dessa forma, a ArtRIO se engaja com entusiasmo no movimento "Lixo no Lixo, Rio no Coração", convocando também cada carioca a cuidar da beleza do Rio, que é pura arte.
Veículos de comunicação: Rede Globo, Multishow, Mix FM, Jornal O Globo, Editora Globo, Cemusa e Globo.com.
Figuras públicas: Fernanda Montenegro, Paolla Oliveira, Sheron Menezes, Suzana Werner, Ricardo Pereira, Livia Rossy, Icaro Silva, Milena Toscano, Daniel Rocha, Fernanda Rodrigues, Luiza Valdetaro, Flávio Canto, Duda Nagle, Joaquim Lopes e Samantha Schmutz.
Rio Eu Amo Eu Cuido: lançará a campanha "O Rio é a sua casa, cuide do que você ama" com um filme feito por Fabio Porchat e com uma larga agenda de iniciativas junto à sociedade civil: em julho, trará lixeiras interativas, que sensibilizarão os cidadãos de maneira divertida sobre o descarte correto e sobre o programa Lixo Zero, além da parceria com a Maratona do Rio; em agosto, um mutirão de limpeza diferente que convocará adeptos do stand up paddle (SUP) para remarem e recolherem os lixos flutuantes da orla da cidade e o projeto "Guimba Zero", uma ação cujo foco principal é o combate às guimbas de cigarro. Uma campanha de fotografias no Instagram acompanhará todo o período de ações.
Empresas:
OI - A Oi impactará seus milhares de clientes cariocas através do envio de SMS e da inclusão da logomarca da campanha nas faturas de julho, agosto e setembro.
Domino´s, Spoleto e Koni - Com 114 lojas no Rio de Janeiro e 637 mil clientes por mês, as marcas do Grupo Trigo - Domino´s (7 lojas e 135 mil clientes mês), Spoleto (57 lojas e 352 mil clientes mês ) e Koni (30 lojas e 150 mil clientes mês) - farão a divulgação da campanha em seus restaurantes. Serão produzidos guardanapos, papéis de bandeja, displays para o interior da loja e até caixas de pizza com mensagens alusivas à campanha.
Submarino - A empresa vai mobilizar seus clientes, por meio do envio de e-mails mensais e da inserção de banners no portal.
Estácio - A universidade mobilizará seus alunos em ações de conscientização nas ruas da cidade. Haverá mutirões para distribuição de saquinhos automotivos e coleta de lixo eletrônico. Além disso, divulgarão o tema aos seus 330 mil alunos matriculados em canais próprios de comunicação e redes sociais.
Bacardi - A marca replicará as mensagens da campanha aos seus 1,1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Ingresso.com - O portal terá banners com as mensagens da campanha e ainda fará disparos de e-mail marketing para toda a sua base de clientes.
Aventura Entretenimento - A Aventura Entretenimento exibirá os filmes da campanha "Lixo no lixo, Rio no coração" antes de todos os espetáculos da produtora.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).
Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento —processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.
O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.
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