Só nesta manhã já foram gerados R$ 10 milhões em negócios, e a expecatativa é que sejam gerados R$ 20 milhões até o final da mostra. As rodadas serão realizadas durante dois dias e vão reunir no mesmo lugar 45 operadoras e 193 ofertantes de todo o país.
Entre as empresas âncoras, ou seja, potenciais compradoras, estão grandes nomes como CVC Tur, Voetur Operadora, Intercontinental, AGM Operadora Ltda., Travel Brazil e New Line Tour Operator. As empresas terão em média 20 minutos para apresentar seus produtos e serviços por catálogos durante os encontros em estande exclusivo.
"Nossa idéia, no Salão do Turismo, é aumentar cada vez mais o número de parceiros, conhecer as novidades,lançamentos e ampliar nosso leque de destinos no Brasil, inclusive nos roteiros já operados pela empresa", diz Débora Popitz, gerente do departamento comercial da empresa.
De acordo com a diretora do departamento comercial do Long Beach, Soraya Nunes Barbosa, o objetivo da participação no Salão do Turismo é mostrar as praias de Canoa Quebrada como um importante destino turístico ao público nacional. Segundo ela, as praias, famosas na década de 90, foram ganhando mais destaque em roteiros de estrangeiros do que de brasileiros.
Na última edição da Rodada de Turismo durante o Salão, em 2006, o volume de negócios gerado por encontros que resultaram em negociações concretas alcançou o valor de R$ 21 milhões. O evento aconteceu no mês de junho em São Paulo e contou com a participação de 54 empresas compradoras e 205 ofertantes.
As exigências para a participação das empresas no evento são o cadastramento no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo, ser agência de turismo receptivo ou meio de hospedagem, estar domiciliada na região por no mínimo seis meses e comercializar produtos ou roteiros das regiões turísticas contempladas pelo Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.
Rodadas de Negócios
A rodada é uma ação do Sebrae que tem por objetivo promover a inserção dos pequenos negócios no mercado nacional. Durante os encontros, as empresas entram em contato com potenciais compradores e vendedores para fazer novos contatos, negociar produtos e vendas, entre outras oportunidades.
Criada inicialmente para atender segmentos voltados para o comércio, a rodada ultrapassou dimensões no mercado e sua metodologia foi logo estendida ao turismo, segmento de impacto substancial na economia brasileira. A primeira edição da rodada voltada para o setor foi realizada no Salão do Turismo em 2005.
Segundo pesquisa do Sebrae, as rodadas estimulam consideravelmente as exportações e a maioria das empresas apoiadas pela Instituição consegue ampliar negócios no exterior, impulsionada por sua participação nos eventos. A pesquisa também mostra que 35% das empresas ofertantes e 62% das compradoras de rodadas de negócios continuam a concretizar negócios até um ano depois do término do evento.
O coordenador nacional dos eventos, Eraldo dos Santos, explica que os requisitos para que a empresa efetive sua participação na rodada são: oferta de produtos e serviços de qualidade com custos compatíveis ao praticado no mercado; perfil da empresa adequado para atender à demanda gerada nas negociações;boa linha de produção, visando atender às necessidades dos potenciais compradores.
Salão do Turismo
Promovido pelo governo federal por meio do Ministério do Turismo, a terceira edição do Salão do Turismo apresenta o potencial brasileiro do setor para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes poderão conhecer roteiros das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes a preços e condições especiais para visitá-los nas suas próximas viagens.
Além da Rodada de Negócios, o Sebrae terá participação em vários espaços e atividades do Salão do Turismo, como nas exposições de artesanato, organizadas no espaço Vitrine Brasil; no Núcleo do Conhecimento, onde haverá debates e palestras, apresentação de casos de sucesso, de trabalhos científicos e de projetos relacionados ao setor; e na Feira de Roteiros, em que serão destacados os cinco roteiros integrados estruturados no País em parceria com o Ministério do Turismo.
No Estande Sebrae no evento, o visitante pode conhecer as ações da Instituição de apoio às pequenas empresas turísticas do País, saber mais sobre a Bolsa de Negócios Sebrae - ambiente virtual que permite o cruzamento de ofertas e demandas de produtos e serviços entre empresários de todo o país, e fazer inscrição para edição 2008 do projeto Excelência em Turismo, uma ação do Sebrae, Ministério do Turismo e Braztoa que promove viagens técnicas para profissionais e empresários conhecerem experiências internacionais tidas como referências no setor.
Serviço
Evento: Rodada de Negócios do Turismo
Local: Parque de Exposições do Anhembi
Telefone: (61) 3348-7494 e 2107-9362
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