Rodada de negócios na BTL deve gerar R$ 16 milhões

Durante três dias, 270 reuniões foram feitas entre o trade nacional e os compradores internacionais.



Com um total de 270 reuniões realizadas e a expectativa de negócios de R$ 16 milhões para os próximos doze meses, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) encerrou, no último domingo (dia 1 de março), sua participação durante a BTL (Feira Internacional de Turismo), ocorrida desde 25 de feveiro em Lisboa, Portugal. A iniciativa inédita entre Embratur, organização da BTL e TAP Portugal resultou em uma ação exclusiva destinada a comercialização de produtos e serviços turísticos brasileiros na rodada de negócios da própria feira.

Durante os três primeiros dias, destinados aos profissionais do setor, quarenta integrantes do trade brasileiro realizaram reuniões com compradores internacionais em um espaço exclusivo para a rodada de negócios ao lado do estande do Brasil. A rodada de negócios, que antes era destinada apenas ao mercado português, é conhecida como programa de “hosted buyers”. Os resultados da rodada brasileira de negócios superaram 22 vezes o investimento total feito pela Embratur na BTL.

Kátia Bitencourt, chefe de gabinete da Embratur, destaca que a estratégia de apoio à comercialização adotada em Portugal durante a feira foi assertiva. “O resultado foi tão positivo que a intenção é repetir esse modelo de participação nos próximos anos. O programa de hosted buyers teve um impacto grande no número de negócios fechados pelo receptivo brasileiro.” Bruno Reis, coordenador de mercados europeus da Embratur, acredita que novas plantaformas de negócios são importantes para fortalecer a inserção de novos produtos do Brasil no mercado. “Além do já consolidado segmento Sol e Praia aqui em Portugal, houve uma demanda forte do segmento MICE, buscando apoio em encontros, incentivos, conferências e feiras. A rodada foi realizada com grande êxito e todos os participantes ficaram satisfeitos.”

Mercado português - Portugal foi o quarto país europeu que mais enviou turistas para a Copa do Mundo. Em 2013, os portugueses ocuparam o sexto lugar entre os turistas europeus que mais vieram ao Brasil. Os principais destinos brasileiros escolhidos pelos portugueses são relacionados ao segmento de Sol e Praia (60,3%), Cultura (20,6%), seguidos de Natureza, Ecoturismo ou Aventura (15,1%). Os turistas de lazer costumam ficar uma média de 19 noites no País e gastam uma média de U$ 67,38 por dia segundo dados do Ministério do Turismo.

Fonte: Embratur