O congresso é uma realização da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação,
FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Resorts Brasil e Grupo Cipa Fiera Milano, que traz pela primeira vez ao país a feira Food Hospitality World – 1a Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, simultaneamente ao Conotel.
Apesar de ter confirmado presença para a abertura o ministro do Turismo, Gastão Vieira não compareceu e foi representado por Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo. Estavam presentes na cerimônia de abertura , o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; Alexandre Sampaio; Dílson Jatahy Fonseca Jr., presidente da Resorts Brasil; o prefeito de Campinas, Jonas Donizeti Ferreira; Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur; Orlando de Souza, diretor de Marketing da TUR-SP; Bruno Omori, presidente da ABIH-SP; Ana Clévia Guerreiro. representando o presidente de Sebrae Luiz Barretto; o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, que representou o prefeito de São Paulo Fernando Hadad; o deputado federal, Otávio Leite; e a deputada estadual Célia Leão.
No segundo dia do 55º CONOTEL (Congresso Nacional de Hotéis), o sistema de classificação de meios de hospedagem por estrelas do Ministério do Turismo (MTur), SBClass, foi apresentado por Jair Galvão, coordenador-geral de Serviços Turísticos do órgão, que lamentou o fato de não haver ainda fiscalização por parte do Ministério ao cumprimento dos critérios estabelecidos para classificação. Lançado há seis meses, o sistema tem 33 meios de hospedagem categorizados.
“Desde 2008, quando o SBClass começou a ser discutido, não se pensou de que forma seria feita a fiscalização. Há duas semanas apresentamos ao Conselho Nacional de Turismo uma proposta para que isso seja feito por agentes fiscais treinados e parceiros de outras entidades públicas. Estamos no aguardo da aprovação pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira”, informou Jair Galvão.
Para aumentar a adesão ao sistema de classificação dos meios de hospedagem, o Ministério do Turismo está disposto a firmar parcerias regionais com o intuito de realizar uma verdadeira força-tarefa para dar mais velocidade ao processo. “Pretendemos criar a figura do promotor do SBClass em cada localidade para dar assistência aos empreendimentos interessados. O Ministério do Turismo está interessado em adaptar o sistema, que é bem dinâmico, à realidade regional”, completou o coordenador do MTur.
A adesão ao SBClass é voluntária. A inscrição é feita via internet mediante o pagamento de taxa de inscrição que varia de R$ 838,64 a R$ 5.031,34, dependendo do porte do meio de hospedagem. A maior parte dos empresários da hotelaria desconhece o funcionamento do sistema e está inseguro quanto à classificação. “Em cidades com rede hoteleira mais antiga, como é o caso de Recife e Rio de Janeiro, a resistência é maior. O receio destes hotéis serem enquadrados pelo SBClass em uma categoria inferior à declarada há anos existe. Mas aos poucos percebe-se que se trata de uma ferramenta para aumentar a competitividade e a exposição de nossa rede hoteleira no mercado internacional”, diz Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
55º CONOTEL
Data: 25, 26 e 27 de março
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo / SP
Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Horário: 11h às 22h30
Galeria de imagens
Comentários