Em 2019, o Sirha - principal evento internacional para profissionais de food service e hotelaria – chegará à sua quarta edição brasileira, a segunda em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de março. O novo ingrediente especial da feira, antes exclusiva para membros de ambos os setores, será a abertura para um novo público consumidor. Os apaixonados por gastronomia que desejam equipar suas casas com produtos de ponta ou adquirir ingredientes direto do produtor, os pequenos empreendedores que precisam de insumos e maquinário para expandir suas vendas e todos os que desejam ter boas experiências gastronômicas em um só lugar serão contemplados pelo novo formato do Sirha São Paulo. A expectativa é a de apresentar 300 expositores e marcas brasileiras e estrangeiras e receber 18 mil visitantes.
A feira é famosa por gerar negócios para seus expositores e por reunir chefs, empresários e representantes de marcas de alto padrão do segmento de food service. Para o grande público, as portas serão abertas em horários especiais durante a semana e ao longo de todo o sábado, e serão apresentadas novas atrações que estão sendo desenvolvidas especialmente para esse novo perfil de visitante.
Entre as novidades, o painel Sirha Experience contará com uma cozinha aberta com demonstrações, palestras e bate-papos, um conteúdo voltado para debater o alimento e as experiências que ele proporciona, da terra à mesa. Para os profissionais da gastronomia, o evento contará com o Masterclass Institut Paul Bocuse, uma série de aulas-show com chefs franceses do instituto que leva o nome do chef Paul Bocuse – informações e valores de inscrição serão disponibilizados em breve. Já o Bar Sirha, sucesso da última edição, estará de volta com um espaço mais amplo para palestras técnicas, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja, mixologia e outras categorias de bebidas.
Os concursos de gastronomia e confeitaria também são de grande destaque. O Bocuse d’Or, a mais conceituada competição da alta gastronomia do mundo, fará sua etapa nacional, com presidência da chef Giovanna Grossi – campeã do torneio no Brasil em 2015 e no México, em 2016. A Coupe du Monde de la Pâtisserie, presidida pelo chef confeiteiro Rafael Barros, também fará sua etapa nacional. O comitê Bocuse d’Or irá pré-selecionar oito concorrentes enquanto a Coupe du Monde de la Pâtisserie escolherá quatro – todos irão disputar suas vagas na etapa continental, no México, diante do público do Sirha São Paulo. Os concursos terão inscrições abertas na primeira semana de setembro, através de editais disponibilizados no site do evento.
O Hotel Tivoli Mofarrej é parceiro do evento, assim como o Sebrae, que manterá seu espaço dedicado ao terroir brasileiro. A iniciativa garante a presença de cerca de 80 pequenos produtores do ramo alimentício de todo o país, que apresentam cafés, cachaças, embutidos, queijos, bottarga, entre outros, que geram negócios, incentivam a produção artesanal e movimentam a economia.
O Sirha em números
O Sirha São Paulo encerrou sua edição de 2018 com resultados muito positivos. A versão brasileira do principal salão de food service e hotelaria no mundo recebeu 298 marcas e expositores – o número representa um crescimento de 34% em comparação a da última edição do evento, no Rio de Janeiro, em 2016. Durante os três dias (14, 15 e 16 de março), 10.825 visitantes circularam pelo pavilhão 4 do São Paulo Expo. O público presente, composto por profissionais do setor, foi 8% maior do que na edição anterior.
Comentários