SP: feiras de negócios são responsáveis por 89,8% do total do público de eventos

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB) acaba de divulgar novos números sobre o setor de eventos em São  Paulo, através de sua publicação trimestral com notícias sobre as principais ações da entidade, indicadores do trade, informações e atividades importantes na cidade.  Neles, as novas perspectivas reforçam a importância do segmento de feiras de negócios na capital paulista, sobretudo quando esta atividade é comparada aos 141 principais eventos previstos em São Paulo este ano.

Um dos dados do SPC&VB aponta que de 1.255.529 participantes destes encontros, 1.128.649, ou 89,89%, são visitantes das grandes feiras de negócios em São Paulo, sendo que dos 141 eventos analisados, apenas 39 são feiras de negócios. Isto pode ser justificado pelo fato de que as grandes feiras de negócios sediadas em São Paulo têm caráter internacional e atraem, anualmente, milhões de profissionais de todas as regiões do Brasil, ao mesmo tempo em que são procuradas por milhares de visitantes vindos de dezenas de países do exterior.

Vale lembrar que estas 39 feiras de negócios tabuladas pelo SPC&VB correspondem somente a 32,7% do total de feiras de negócios contabilizadas pela UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras - na capital paulista em 2008, que registra 119 grandes feiras de negócios na cidade este ano, ponto de encontro para mais de 4.700.000 visitantes profissionais.

O crescimento do mercado brasileiro de feiras de negócios vem gerando uma série de benefícios para as cidades brasileiras que sediam as feiras. E São Paulo, sede de 75% das feiras realizadas no país, é o exemplo mais notável de cidade que se beneficia com o turismo corporativo gerado pelas feiras de negócios. Segundo dados da UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras - as feiras de negócios realizadas em São Paulo neste ano movimentarão R$ 2,9 bilhões de receita (R$ 850 milhões em locação de área para exposições; R$ 850 milhões em serviços nos pavilhões e R$ 1,2 bilhões em viagens, hospedagem, alimentação, transportes e compras). Em 2007, foram arrecadados em torno de R$ 110 milhões em impostos municipais em São Paulo com a atividade de feiras de negócios.