Homologação da concorrência, vencida pela empresa com proposta que inclui pagamento de R$ 53,7 milhões de outorga fixa, foi publicada no Diário Oficial deste sexta-feira, 15/01.
No dia 16 de dezembro a empresa GL Events apresentou um projeto de “Concessão Onerosa do Complexo Anhembi”. O projeto prevê que o Anhembi se torne um espaço privado durante 30 anos.
O plano, a cargo da empresa municipal de Turismo e eventos da capital paulista, SPTuris, prevê a concessão do espaço durante 30 anos para a iniciativa privada. Para este período são previstos investimentos de R$ 2 bilhões e economia de R$ 600 milhões, totalizando benefício de R$ 2,6 bilhões para os cofres públicos.
O processo de concessão contou com uma Consulta Pública, iniciada em julho, que teve a contribuição da população de São Paulo, de representantes de grupos, de consórcios e empresas privadas interessadas no projeto, para que fizessem sugestões e novas ideias de melhorias.
Se assinado o contrato, toda operação, manutenção e gestão dos espaços já existentes do complexo Anhembi ficarão sob responsabilidade da concessionária GL Events. No plano de negócios referencial, estimou-se investimentos na ordem de R$ 620 milhões durante o período de vigência, dos quais R$ 141 milhões para as requalificações obrigatórias, R$ 241 milhões em empreendimentos associados, além de reinvestimentos. A outorga fixa mínima é de R$ 53,7 milhões, além de 12,5% da receita operacional bruta, não podendo ser menor do que R$ 10 milhões por ano.
MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO
A expectativa, é que com a privatização, o Anhembi se torne um local moderno e revitalizado, tal como a instalação de ar condicionado, reformar no Polo Cultural, melhorias no Pavilhão de Exposições, etc.
Os estudos referenciais oferecem sugestões para ampliação e diversificação de áreas locáveis, como o aumento da área de convenções em cerca de 24 mil metros quadrados, em que estaria inclusa uma plenária para cerca de cinco mil pessoas e construção de oito mil metros quadrados em salas modulares.
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