Salão do Automóvel vai injetar R$ 125 milhões na economia paulista

O evento vai impulsionar 54 setores e gerar 20 mil empregos diretos e indiretos. Os números foram revelados nesta quinta-feira (09), durante coletiva realizada pelos

 

 

O evento vai impulsionar 54 setores e gerar 20 mil empregos diretos e indiretos. Os números foram revelados nesta quinta-feira (09), durante coletiva realizada pelos organizadores da feira e dos presidentes da SPTuris e do São Paulo Convention & Visitors Bureau

 

Entre 30 de outubro e 09 de novembro, cerca de 600 mil pessoas vão visitar a 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Esse público deve movimentar, significativamente, a economia da cidade. Segundo o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (09), no Hotel Renaissance, o evento vai impulsionar 52 setores e gerar 20 mil empregos diretos e indiretos. “Vamos presenciar um incremento, principalmente, na área hoteleira, de transporte, e de compra e venda de serviços. A estimativa é que sejam injetados R$ 125,5 milhões na economia paulista”, garante.

 

Participaram ainda do evento, Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris; Orlando de Souza, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau e Evaristo Nascimento, coordenador de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

 

Durante explanação, Orlando salientou que São Paulo ainda permanece incólume em relação a crise economia mundial. “Acabamos de fechar o balanço do mês de setembro e constatamos que a economia está todo o vapor, mesmo com as dificuldades americanas. Todos os hotéis cinco estrelas que foram pesquisados pelo Convention afirmaram que a ocupação esteve alta neste período. Esperamos continuar assim por um longo tempo”, comemora.

 

Novidades

 

Os mais variados modelos, para todos os gostos. Este é o tema desta edição do Salão, considerado o maior e mais completo evento da indústria automobilística da América Latina.

 

Com o patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e co-patrocínio da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o evento deste ano promete ser o maior da história.

 

Segundo Evaristo Nascimento, o salão trará um show de novidades que serão apresentadas por 170 expositores. Os visitantes poderão apreciar mais de 450 veículos nos estandes das 36 marcas participantes. “Além disso, empresas dos segmentos de som, antenas, acessórios, pneus e produtos em geral também estarão recebendo o público para mostrar seus lançamentos”, conta.

 

Com o tema ‘Carro para quem quer’, o objetivo da campanha deste ano vai além da divulgação do evento e pretende atingir não só o público tradicional do Salão, “mas também visitações ainda inéditas. A proposta é passar a idéia de que a edição deste ano irá apresentar carros para todos os gostos e estilos”, explica Nascimento.

 

Juan Pablo De Vera, destacou ainda a integração entre o Salão e o calendário de eventos da Oica (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que reúne as associações nacionais dos fabricantes de veículos automotores.  “O Salão brasileiro agora está entre os cinco maiores do mundo”, salienta.

 

Crescimento das vendas

 

Os bons índices de crescimento nas vendas de veículos estimulou as grandes marcas em apresentar novidades durante o evento. Todas as 36 montadoras presentes no evento irão expor lançamentos e tendências que irão reger o mercado de automóveis no País.

 

Segundo a Anfavea, serão vendidos até o final deste ano cerca de 3,06 milhões de automóveis, 24,2% acima dos vendidos em 2007. Os especialistas no setor garantem que se esse número for atingido haverá uma nova quebra de recorde histórico. Porém, eles acreditam que o período de maior demanda deve permanecer concentrado no 1º semestre. Entre janeiro a setembro deste ano foram comercializados 2,21 milhões de unidades, registrando uma expansão de 27% no mesmo período de 2007.

 

Ainda de acordo com a entidade, o mês de setembro registrou aumento de 9,8% em relação a agosto. No mês, foram vendidas 268,7 mil unidades, uma expansão de 27% em relação ao mesmo período de 2007. Porém, a produção de veículos registrou queda no mês, com diminuição de 4,3% em relação aos meses anteriores. Mesmo com essa queda, o mês registrou aumento de 18% na produção em relação a setembro de 2007. Em julho, o Brasil vendeu 288,1 mil veículos. Com esse número, o País passou a França no ranking mundial dos maiores produtores de carros, ocupando agora a 6ª posição da lista.

 

As expectativas brasileiras ainda são positivas. Apesar da crise econômica que atinge o mercado internacional, os especialistas garantem que os índices de vendas de veículos no país fecharão o ano com resultados positivos, tendo em vista o excelente primeiro semestre do setor. Eles ainda ressaltam que a possível desaceleração nas vendas de carros já era prevista pelas montadoras.

 

 

Serviço

 

25º Salão Internacional do Automóvel

Data: de 30 de outubro a 09 de novembro

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 - Parque Anhembi - São Paulo - SP.

Horário: de 30/10 a 08/11, das 14h às 22h (com entrada permitida até às 21h); dia 09/11, das 11h às 19h (com entrada permitida até às 17h).

Informações: 3291-9111 / 6283-5011 / www.salaodoautomovel.com.br