Salão do Turismo dará visibilidade à todos os produtos turísticos brasileiros

Segundo informações do Ministério do Turismo, um bate papo com secretário da pasta responsável pelo evento detalha as novidades que o público irá encontrar nos quatro dias do encontro
Milton Zuanazzi, Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur

O 8º Salão do Turismo, que, neste ano, será realizado entre os dias 8 e 11 de agosto, no Rio Centro,  no Rio de Janeiro, promete movimentar o setor, além de apresentar ao público as principais tendências do turismo espalhadas pelas cinco regiões do país.

De acordo com informações do Ministério do Turismo (MTur), para contar um pouco do que vem por aí, o Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Milton Zuanazzi, adiantou algumas novidades e os principais destaques da 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil.

Segundo o Secretário, a expectativa para a edição de 2024 é muito positiva. "Eu digo sempre que o Salão tem três coisas importantes que o fundamentam! Primeiro: é a mobilização do Brasil. O Brasil inteiro pode ver, em um único local, os mais variados produtos e destinos turísticos que nós temos no país e esta mobilização é excelente", diz. "Segundo: o Salão tem que ser atrativo, tem que ser bonito e tem que ter a diversidade que ele representa, e terceiro: o público tem que vir. Aí agora é a nossa fase de mobilizar o público carioca, paulistas, mineiros, capixabas e todo o povo brasileiro que venham ao Rio de Janeiro. Então, a nossa expectativa esta muito positiva para um grande evento", completou.

Além disso, o Secretário sinaliza, também, que o Salão Nacional, em Brasília, foi uma espécie de retomada, então, foi realizado em um formato bem menor e a mobilização não ocorreu tão intensamente quanto a edição de agora. O Brasil todo esteve presente, mas a maioria dos estados trouxeram um ou dois produtos turísticos. Milton relata, ainda, que o Salão contará com um volume imenso e extremamente rico de produtos turísticos, de fato, uma edição bem maior e superior a última. 

De acordo com o Secretário, é sempre muito difícil estimar um público, mas a expectativa é de levar 100 mil pessoas no Salão do Rio de Janeiro para conhecer um pouco mais do Brasil e ver o esforço que este país está fazendo para que o turismo nacional seja forte, pujante e qualificado para usufruir de uma intensa programação cultural, quatro shows nacionais, além de várias apresentações que os estados e outros parceiros estão trazendo para encantar o público e mostrar toda a diversidade e riqueza cultural, que, sem dúvida, faz parte dos atrativos e dos produtos turísticos espalhados pelo Brasil.

Por fim, o Secretário fala sobre o motivo da escolha do Rio de Janeiro para sediar o grande evento. "A nossa ideia é fazer um evento circular, que esteja presente nos nossos principais destinos turísticos. O Rio é o segundo maior emissor do país e, inegavelmente, é uma cidade com uma vocação para o turismo importantíssima, por isso, sediar o Salão na capital carioca faz todo o sentido para divulgarmos tudo que o Brasil tem a oferecer em produtos turísticos. Eu creio também que para os cariocas será um grande momento de conhecer coisas do Brasil, que talvez eles não saibam que existam", conclui.