Santa Catarina aposta na indústria do turismo

Com o slogan Santa e bela Catarina, o estado da região sul do país, durante o Salão Turismo- Roteiros do Brasil, traz para a vitrine do país os bons números no turismo conquistados pela região. Em uma pesquisa

Com o slogan Santa e bela Catarina, o estado da região sul do país, durante o Salão Turismo- Roteiros do Brasil, traz para a vitrine do país os bons números no turismo conquistados pela região.

Em uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Santur  (Santa Catarina Turismo), demonstra um aumento do movimento de turistas nacionais e estrangeiros, em quase 60 % em relação aos anos anteriores; e um aumento um aumento no gasto médio diário por turista, em comparação ao ano de 2007; turistas nacionais gastaram no ano passado US$ 30,19; em 2008 o gasto diário foi de US$ 38,49, enquanto turistas estrangeiros deixaram em 2007 US$ 35,47 e em 2008 US$ 46,31.

Em 2008, o principal mercado emissor nacional foi o próprio estado catarinense que representou 34,17% dos turistas que visitaram diferentes regiões de Santa Catarina. Enquanto o principal mercado emissor de turistas estrangeiros pelo terceiro ano consecutivo foi à Argentina, o que representou 78,63% dos turistas estrangeiros que visitaram Santa Catarina. O aumento da visitação de turistas se deve principalmente à propaganda, e o principal veículo que divulgou nosso estado.

Para o secretario de turismo, cultura e esporte de Santa Catarina, Gilmar Knaesel, o objetivo da pesquisa foi quantificar o fluxo turístico da região. "Temos a necessidade de traçar o perfil do turista que nos visita, avaliar o impacto econômico do turismo no período de alta temporada, e saber se temos infra-estrutura, equipamentos e os serviços de qualidade para atender a crescente demanda", diz. 

Indústria do turismo no estado

O estado há três anos implantou também o  Funturismo, Funcultural e Fundesporte. A mudança, a partir da reforma administrativa do governo do estado, definiu um foco mais preciso da atuação no turismo, tornando essas três áreas estratégicas para o estado. O turismo catarinense, que acaba de anunciar o sucesso da temporada 2007/2008, com mais de 4 milhões de turistas registrados entre os meses de dezembro e março, está a cada se qualifica.

"Com o Funturismo, mecanismo de incentivo que é modelo para o restante do Brasil, o desenvolvimento desta indústria é uma realidade para todas as regiões catarinenses. A criação do Funturismo, Funcultural e Fundesporte tornaram fontes de incentivos ainda mais eficientes. Em 2007, o Funturismo teve recursos aprovados de R$ 56.96 milhões. Em 2008, o orçamento previsto para o fundo de incentivo ao turismo catarinense é de R$ 72.86 milhões", destaca Knaesel.

O secretario também menciona que um ponto importante é  promoção dos destinos realizada pelo Ministério do Turismo. "A atração de investimentos externos, e a captação de eventos que colocam Santa Catarina na rota do turismo de negócios, do turismo cultural e a promoção do turismo interno fazem parte da nossa estratégia para o crescimento e amadurecimento do setor em Santa Catarina", completa o secretário.

Para o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, o mercado catarinense desponta na rota do turismo. " Em um aspecto geral temos cidades promissoras no estado  e uma rede hoteleira com mais de 120 mil leitos em todo estado, aproximadamente 15 Centro de Convenções, aguardando o turista de negócios para a nossa região", diz  Walendowsky.

O estado também tem como foco a qualificação do receptivo desde março deste ano criou o Fórum de Regionalização do Turismo. Promovido pela Gerência de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santur e Secretarias de Desenvolvimento Regional  (SDR), as reuniões já atingiram 550 pessoas de associações comerciais, entidades de classe, trade turístico, sociedade civil organizada, profissionais, e professores envolvidos com as organizações locais dos municípios que compõem cada região. O resultado é a criação de instâncias de gerenciamento de prioridades, ações e projetos de acordo com cada realidade local.

Os encontros do Fórum de Regionalização do Turismo promovem discussões e trazem painéis técnicos que visam construir e fortalecer a gestão regional, consolidando a política estadual para o turismo.