São Paulo Expo promete ser o maior Centro de Exposições do Brasil

Modernização do espaço está sendo realizada pela operação brasileira da GL events, uma das maiores empresas de eventos no mundo

Com 100 mil m² e um investimento de R$ 400 milhões, o São Paulo Expo promete ser o maior Centro de Exposições, Congressos e Convenções da América do Sul. A modernização do espaço está sendo realizada pela operação brasileira da GL events, uma das maiores empresas de eventos no mundo e único conglomerado a operar em toda cadeia de eventos na América Latina, com operação desde 2013 em São Paulo.

O projeto do grupo prevê a construção, ampliação e modernização de um complexo arquitetônico multifuncional capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimentos.

Esse é o maior investimento na história do grupo, presente em 19 países e responsável por outros 40 espaços para eventos no mundo. “Os investimentos realizados no Brasil reforçam a confiança do grupo e a disposição de seguir investindo no Brasil”, afirma o presidente no Brasil GL events, Arthur Repsold. “O mercado brasileiro de eventos e turismo de negócios tem grande potencial de crescimento e está entre os mais promissores do mundo”, destaca o executivo, acrescentando que a operação brasileira assumiu papel estratégico dentro do grupo.

De acordo com Damien Timperio, diretor geral do São Paulo Expo, “a cidade de São Paulo ganhará um espaço no tamanho adequado e totalmente equipado para atender à demanda por eventos na cidade”.

A concessão será por 30 anos. Os recursos do Grupo estão sendo direcionados para modernização do espaço, reforma do pavilhão existente de 40 mil m² e construção de 50 mil m² de área de exposição e 10 mil m² de centro de convenções, além da construção de um edifício garagem com 4,5 mil vagas (o maior estacionamento coberto do Brasil).

Experiência internacional

A GL events tem sua sede em Lyon e teve faturamento de 939 milhões de euros, em 2014. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Com experiência em atuação em megaeventos internacionais, festivais de música e de cinema, o grupo desembarcou no Brasil em 2006 e, ao chegar, venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro - maior centro de convenções da América Latina, e atuou nos Jogos Panamericanos de 2007; e da HSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do Brasil.

A GL events se divide em três linhas de negócios: GL events Live, responsável pela concepção, produção e fornecimento de serviços para eventos; a GL events Exhibitions, com projetos e produção de feiras de negócios e de público, proprietária de 250 feiras em diferentes países; e GL events Venues, gestão de 37 espaços para eventos no mundo, como centros de convenção, parques de exposição, arenas, casas de shows e salas multiuso.

O grupo tem ainda outras operações no Brasil: a Fagga │ GL events Exhibitions, especializada na organização de feiras; a Top Gourmet, o braço do grupo para o setor de alimentos e bebidas em grandes eventos; a Live by GL events, que atua na gestão de projetos de infraestruturas temporárias (design, locação, instalação e manutenção) e serviços para grandes eventos; a AEdita Latina, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza no país (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques).