São Paulo bate recorde de eventos e mantêm cidade no topo das Américas

A cidade de São Paulo comemora em 2008 um recorde na realização de eventos. Nos primeiros oito meses do ano foram incluídos 1.067 eventos no banco de dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), que devem reunir mais de 15 milhões de participantes, segundo projeções de organizadores. O número já é 27% superior ao de todo o ano passado.

Deste índice, 24% equivalem a feiras, exposições e salões (um total de 258 e com estimativa de 7,3 milhões de participantes) e 76% a congressos, seminários e demais eventos (809, com perspectiva de receber 7,9 milhões de pessoas). Os dados só não consideram os eventos corporativos, cuja identificação e divulgação nem sempre são possíveis por estratégia das empresas.

"O cadastro é feito a partir de uma detalhada identificação. A partir dela, os eventos são incluídos na agenda oficial da entidade, o que contribui para gerar novas possibilidades de negócio",comenta o presidente do SPCVB, Orlando de Souza. Para o dirigente, os números expressivos são resultado de uma tarefa-chave exercida pelos profissionais da entidade – apoiar empresários e entidades setoriais para atrair mais negócios e visitantes à cidade, com programas de capacitação, material promocional, produção de dossiês de candidatura e muitas visitas.

Liderança médica

Na relação de eventos da cidade por segmentos, a área médica lidera com 27,6%; ciência, tecnologia e comunicação aparecem com 18,5% e técnicos e científicos vêm a seguir, com 16,1%. Com este levantamento, o SPCVB também identifica os eventos de padrão ICCA - International Congress and Convention Association nos hotéis, espaços de eventos, centros acadêmicos etc. Eles são cadastrados pela equipe de captação internacional, por meio de uma senha exclusiva, o que ajuda a colocar e manter a capital paulista no topo das Américas e o Brasil entre os melhores do mundo.

"Para cumprir a missão do SPCVB de dinamizar a indústria de turismo na metrópole, o segredo não está só na infra-estrutura de excelência e na hospitalidade, mas também no trabalho incansável de bastidores. Pesquisar, pesquisar e pesquisar",finaliza.

Sobre o SPCVB
 
Com 24 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPCVB é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente mais de 500 associados-mantenedores, que representam todos os segmentos do trade turístico paulistano. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes em São Paulo e o aumento de sua estadia em nossa cidade, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo na capital. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias público-privadas e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.

(JA)