São Paulo lidera geração de empregos na indústria de eventos

O consumo no setor de entretenimento no estado alcançou R$ 22,2 bilhões nos primeiros sete meses de 2024, sendo a maior contribuição em valores no país
Estado de São Paulo

O estado de São Paulo registrou um saldo positivo de 42.036 empregos formais na indústria de eventos de cultura e entretenimento entre janeiro e julho de 2024, de acordo com o Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este número coloca o estado como o maior gerador de empregos no setor, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

O estudo abrange o hub do segmento, que envolve 52 atividades econômicas diretamente impactadas pelos eventos de cultura e entretenimento, como operadores turísticos, bares e restaurantes, segurança privada e hospedagem. No panorama geral do Brasil, 25 das 27 unidades da federação apresentaram saldo positivo de empregos no período analisado, enquanto Bahia e Rio Grande do Sul registraram resultados negativos. Especificamente no core business do setor, que inclui a organização de eventos, atividades artísticas e culturais, São Paulo também se destacou como a segunda maior geradora de vagas, com 2.824 novas oportunidades.

Além dos dados de emprego, o estudo destacou que o consumo no setor de recreação em São Paulo alcançou R$ 22,2 bilhões nos primeiros sete meses de 2024, sendo a maior contribuição em valores no país. Este resultado reflete um crescimento significativo e reforça a liderança de São Paulo no setor, especialmente em um ano que registrou o melhor desempenho desde o início da série histórica em 2019. O levantamento considera o peso atribuído mensalmente pelo item Recreação do Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e a massa de rendimento real mensal dos trabalhadores, conforme aferido pela PNAD/M (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE.

Fonte: Assessoria