De 16 a 18 de fevereiro, a cidade de São Paulo será transformada na capital dos cafés especiais e dos baristas. Aproveitando a realização do disputadíssimo Campeonato Brasileiro de Barista, a Associação Brasileira de Café e Barista criou, para esses três dias, uma programação intensa e imperdível tanto para os profissionais do setor quanto para os apaixonados por café.
Tudo acontecerá no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura (Av.Europa, 218 - Jardim Europa). A entrada é franca, mas há taxa de inscrição para algumas atividades. Acesse a programação no site www.acbb.com.br e solicite informações pelo e-mail diretoria@acbb.com.br.
Programação
* 8º CBB - Campeonato Brasileiro de Barista o mais importante certame do setor, que vai selecionar o profissional que representará o Brasil no World Barista Championship, que será realizado de 16 a 19 de abril em Atlanta, nos Estados Unidos. Disputarão o campeonato nacional os finalistas classificados nas cinco regionais promovidas no decorrer de 2008 mais os finalistas do 7º CBB. A máquina oficial das provas é uma La Cimbali M29 Basic (Blend Express). Em 15 minutos, o barista deverá preparar quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura à base de café, sem álcool.
* Latte Art Championship - prova para os especialistas em latte art, que será disputada por 12 baristas que devem mostrar sua melhor performance e criatividade, tendo à disposição uma La Spaziale S5 (Cafemaq). Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois cappuccinos com latte art idênticos, usando apenas leite, café, a máquina de espresso e leiteiras como suas únicas ferramentas; dois macchiatos, da mesma maneira que os cappuccinos; e duas bebidas de criação à base de leite e café, usando qualquer ferramenta ou ingredientes de decoração para a superfície da bebida. O desenho do latte deverá ser anunciado com antecedência. Etapa válida para as competições internacionais da Specilaty Coffee Association of Europe (SCAE).
* Coffee in Good Spirits campeonato de preparo de bebidas alcoólicas à base de café. Baristas tornam-se barmen e vice-versa. Dos doze competidores, vencerá o que preparar os melhores drinques! A máquina utilizada é uma Nuova Simonelli Aurélia (Libermac). Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, dois Irish Coffees, feitos de uísque, açúcar, café e creme; e duas bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres. Etapa válida para as competições internacionais da Specilaty Coffee Association of Europe (SCAE).
* Cup Tasters Championship - prova de avaliação sensorial do café, a ser disputada por 15 provadores. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-la. De cada dupla competidora, quem acertar o maior número de cafés, ganha. Se houver empate, vencerá o competidor que tiver completado a prova em menos tempo. Etapa válida para as competições internacionais da Specilaty Coffee Association of Europe (SCAE).
* Workshop e Palestra com o barista irlandês Stephen Morrissey, contratado especialmente pela ACBB para esse evento. Ele é o grande campeão do World Barista Championship de 2008, realizado em Copenhague, na Dinamarca, e que foi disputado por baristas de 51 países. O workshop terá conteúdo técnico e a palestra será sobre "Como se tornar um Campeão Mundial".
* Exposição Paralela - Empresários do setor de máquinas, moinhos e produtos do mercado cafeeiro participarão expondo suas marcas aos competidores e visitantes. Ótima oportunidade para conhecer as novidades na área gourmet.
* Programa Nacional de Certificação de Barista programa inédito e recém-lançado, ele visa a certificação profissional, independentemente do local onde o barista tenha feito curso. Primeira certificação ACBB será para Barista Básico (nível 1), para o qual podem se inscrever aqueles que tenham 6 meses comprovados de trabalho com café em cafeterias, torrefações, fazendas produtoras ou outros pontos de consumo. O barista passará por um teste escrito e exame prático para avaliação dos conhecimentos básicos.
Comentários