Sebrae promove evento de artesanato nas principais regiões do país

Minas Gerais foi o estado com o maior número inscritos para o Prêmio Top 100 de Artesanato, à frente de São Paulo e do Rio de Janeiro. Foram 141 unidades produtivas de artesanato participantes de várias cidades mineiras. Os vencedores serão divulgados em fevereiro no site do Sebrae. A premiação será em maio, no Rio de Janeiro.

O concurso é nacional, tem o objetivo de promover o artesanato brasileiro e reconhecer as 100 unidades produtivas mais competitivas do país. A primeira edição foi realizada em 2006, 10 unidades mineiras ficaram entre as 100 e concorreram com mais de 500 inscritas em todo o país.

Nesta segunda edição, as inscrições ocorreram de 1º de setembro a 31 de outubro de 2008. Depois de inscritos, os participantes passaram por uma avaliação que selecionou as 150 unidades com maior pontuação. Cada unidade selecionada recebeu visita de um auditor para verificar as informações prestadas no. Por último, um júri definido pelo Sebrae escolherá as 100 unidades produtivas mais bem preparadas para o mercado.

Entre os critérios de seleção do Top 100 estão aspectos relacionados ao grau de inovação de produtos, adequação econômica e funcional nas unidades de produção, respeito ao meio ambiente, eficiência produtiva, adequação cultural e logística, estratégias de comunicação e promoção, práticas comerciais, compromisso social e gestão empresarial.

Os vencedores ganharão um certificado de premiação, uma autorização de uso do selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato (até março de 2010) e divulgação de três produtos em sites e em materiais promocionais. Eles participarão ainda da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae para aproximar os artesãos de potenciais compradores.

A novidade desta edição é que as 20 unidades com maior pontuação por estado, que não estiverem entre as 100 melhores, receberão uma avaliação sobre sua participação na premiação e esclarecimentos sobre melhorias de gestão para aprimoramento de seu desempenho competitivo.

(JA)