Secretário defende turismo como alternativa contra a crise

Costella convidou o ministro a realizar a última reunião de 2015 do Fornatur no Rio Grande do Sul.












O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, defendeu o papel do turismo na recuperação econômica dos estados. Durante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, o titular da pasta afirmou que o setor irá contribuir para a estabilização das finanças do Estado, já que gera emprego, renda e arrecadação de impostos. Costella convidou o ministro a realizar a última reunião de 2015 do Fornatur no Rio Grande do Sul.

O encontro fez parte da programação do World Travel Market Latin America (WTM), onde a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) marcou presença com um estande de 25m² oferecido pelo Ministério do Turismo a todos os Estados. Participaram do estande os municípios de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, onde houve espaço para a distribuição de material e divulgação de suas atrações.

O WTM aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 22 e 24 de abril. Considerado por muitos o maior evento da indústria do turismo do mundo, a edição lantina reuniu milhares de expositores e compradores do setor de viagens voltadas ao lazer, negócios e Mice (Meeting, Incentives, Conference and Exibitions). “Foi um momento único parea o Rio Grande do Sul, pudemos apresentar nossas potencialidades e debater a qualificação do turimo no Brasil e, em especial, no nosso Estado” comemorou o secretário Juvir Costella, que trouxe novas possibilidades de negócios e investimentos do evento.

Acompanhado do diretor de Turismo da Setel, Abdon Barretto Filho, Costella ainda participou da do 43º Encontro Comercial da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e do encontro da Comissão Turismo Brasil Sul (CTBS) do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

O WTM Latin America recebeu mais de oito mil visitantes e gerou em torno de US$ 3,5 milhões em negócios na edição de 2014, enquanto na edição global, realizada anualmente em Londres, chegam a circular mais de 50 mil pessoas. A WTM tem em sua programação conferências, seminários e workshops que trazem as tendências mundiais do turismo para a América Latina, reunindo os maiores investidores e comprados mundiais do setor.

Fonte: Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer