A festa de "aniversário" de um poste de luz em Coroadinho, São Luís do Maranhão, bateu recorde de público no domingo (17), ao reunir 4.000 pessoas no evento.
O sucesso foi tão grande que teve ambulante indo às redes sociais para agradecer o faturamento ao objeto celebrado.
O evento já acontece desde 2015 e mais uma vez a avenida Amália Saldanha foi palco do que os organizadores do evento chamam de a resenha mais aleatória do Brasil. A festa inusitada acontece na 8ª maior favela do país, que segundo dados do IBGE, tem 51.050 moradores.
Zecka Araújo, morador da região e um dos organizadores do evento, conta que a festa surgiu de modo espontâneo quando ele e os vizinhos estavam assando uma carne e bebendo na calçada.
“A gente sempre gostou de uma resenha, nesse dia perguntaram de quem era o aniversário, não tinha aniversariante então dissemos que era do poste” contou Zecka.
De lá pra cá muita coisa aconteceu, a festa cresceu, virou meme, passou em TVs locais, conquistou moradores e comerciantes e a cada edição ganha mais estrutura. "Quando percebemos que a festa tinha ultrapassado o nosso círculo de amigos, fizemos alguns combinados: não cobraríamos entrada nem nada do tipo e impactaríamos minimamente a rotina dos moradores, conta um dos seus organizadores.
Traga sua bebida e sua galera", diz o convite do evento anunciado na página Aniversario do Poste, que conta com mais de quatro mil seguidores no Instagram. A festa acontece no melhor estilo brasileiro do "chega junto" e vai na contramão das tendências de lazer da era pós pandêmica em que o rolê está cada vez mais caro, cheio de espaços VIPs e reservado a espaços privados.
O evento acontece sempre em novembro e aos domingos à tarde para não atrapalhar o comércio da região. Além disso, a organização tem o cuidado de não escolher os domingos em que acontecem as provas do Enem.
É exemplo a ser seguido por tantas outras instituições como a CBF que manteve a final da Copa do Brasil em pleno domingo de movimentação do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio...
Nessa última edição em 2024, a comemoração recebeu dezenas de patrocínios, entre grandes empresas locais e pequenos negócios que movimentam a comunidade, e contou com um forte esquema de segurança da Polícia Militar do Maranhão.
O Grupo Diretoria, responsável pela organização da festa do poste, composto de Charles Miller, Welton Macedo, Evandro Santos, Eduardo Costa, Francinaldo Madeira (Naldinho) e Zecka Araújo, demonstra, também, que tem consciência com a pauta ESG.
Para fortalecer a economia local e ajudar na limpeza, a festa fez uma parceria com uma cooperativa de reciclagem de Coroadinho. Além disso, o dinheiro que alguns comerciantes investem para serem divulgados pela página de Instagram do poste é revertido na estrutura da resenha, que conta com banheiros químicos gratuitos para o público.
E não é só o poste que tem holofotes nessa festa, o espaço também garante visibilidade aos artistas locais. Esse ano a música ao vivo ficou por conta do Naldinho, da cantora Jana Tna e do grupo de samba Tom Maior. E nos intervalos, os DJs Igor Marley e Matheus Detona fizeram a boa com reggae, brega funk, arrocha e os hits de carnaval das bandas Bicho Terra e Jegue Folia, que segundo Zecka, não podem faltar nas festas dos ludovicenses - quem nasce em São Luís do Maranhão.
Para um ambiente marcado pela precariedade nos serviços públicos e violência, o impacto social da festa faz diferença. A promoção de cultura e lazer, a partir de uma ação da própria da comunidade, fomenta o pertencimento dos moradores à região.
É um tipo de iniciativa que só podemos rogar que se expanda pelo país, afinal postes não faltam, assim como criatividade e bom humor e onde faltam postes... cabe também um evento para exigir ação das esferas públicas!
Eventos para todos, Eventos para todas as circunstâncias, tem algo mais democrático?
Comentários