Serão diversas opções culturais com Regina Carter, uma das referências do jazz da atualidade

No mês de maio o auditório Ibirapuera, em São Paulo, promove diversas atrações culturais. O auditório foi construído há 50 anos, por Oscar Niemeyer, e doado pela empresa TIM Celular à Prefeitura do Município de São Paulo, sendo inaugurado em outubro de 2005.
 
As obras tiveram início em 23 de fevereiro de 2003, com o lançamento da pedra fundamental e o edifício foi entregue em dezembro de 2004, como um presente da empresa à cidade de São Paulo pelos seus 450 anos. O Auditório foi construído sob supervisão do escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, que acompanhou pessoalmente as adaptações necessárias ao projeto original e teve um investimento da TIM de R$ 29 milhões.

Com 4.870m2 de área construída, o Auditório Ibirapuera é utilizado para atividades culturais compatíveis com sua dimensão e vocação, notadamente espetáculos musicais, além de dar espaço para o desenvolvimento de novos talentos da música e promover o encontro entre culturas e expressões musicais diferentes, no âmbito nacional e internacional.

O palco do Auditório merece destaque especial: uma boca de cena de 28 metros e 15 metros de profundidade. A capacidade interna do Auditório é de 800 pessoas. Além disso, uma porta de 20 metros, localizada no fundo do palco, quando aberta, permite espetáculos na área externa para aproximadamente 15 mil pessoas. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório, que visa o ensino de aperfeiçoamento musical para estudantes da rede pública e a possibilidade de acesso aos diferentes modos de aprendizagem que a engrenagem de funcionamento do auditório pode proporcionar, como por exemplo: cenotécnica, técnica de som e luz, produção de shows, entre outros. Também incentivará a presença de público jovem no meio musical por meio de programas específicos de formação de platéias

Programação diversificada

Nos dias 23 e 24 de maio, o show fica por conta da Banda Jazz Sinfônica de São Paulo e a cantora americana Regina Carter.Considerada uma das melhores violinistas de jazz da atualidade, Carter começou a carreira como violonista clássica. Em pouco tempo, interessou-se mais pelo jazz, e apesar de uma formação erudita consistente, adquirida em renomadas universidades e conservatórios musicais, ela preferiu seguir carreira no jazz.

A varinha mágica do sucesso tocou-a quando era integrante do quinteto feminino de jazz Straight Ahead, no começo dos anos noventa. Depois de lançar três álbuns com o grupo, Carter seguiu carreira solo, iniciando uma escalada impressionante no universo jazzístico.

 Em dezembro de 2001, ela apresentou-se em Genova e teve a honra de tocar com o violino II Cannone Guarnerius, que pertenceu a Niccolo Paganini (1782/1840), um dos maiores violonistas de todos os tempos. Mais tarde, gravou com o mesmo instrumento, fabricado em 1743, o álbum Paganini: After a Dream.

Simone Sou

A cantora Simone no dia 25 de maio,  também marcará as círculo de apresentações com participações especiais de Badi Assad, Fanta Konatê, Projeto Cru, Robertinho Silva e Rita Ribeiro

O show do dia 25 de maio, no Auditório Ibirapuera, pontua um momento importante na carreira da baterista e percussionista Simone Sou, que há anos acompanha nomes de destaque da cena MPB, como Itamar Assumpção, Chico Cesar, Zeca Baleiro, Zelia Duncan. Nesse dia ela apresenta o primeiro show solo que dará início a sua nova fase musical.

Além da fase musical, Simone também passa por mudanças no nome artístico. Ela acaba de mudar de soul, para sou. Tirando o l do nome, Simone pensa em imprimir na nova etapa o sentimento real da palavra "alma". Ela propõe que essa alma musical já esteja implícita em sua arte de fazer música. Já que seu sobrenome verdadeiro é Souza, ela prefere agora utilizar o sou como auto-afirmação, de ser, "eu sou o meu som", afirma.

Programação:
Jazz Sinfônica + Regina Carter
Datas: 23 e 24 de maio de 2008
Horários: Sexta e Sábado, 21h.
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Gênero: Jazz

Simone Sou e Convidados
Convidados: Badi Assad, Fanta Konatê, Projeto Cru, Robertinho Silva e Rita Ribeiro
Data: 25 de maio
Horários: Domingo, 18h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Serviço
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 do Parque do Ibirapuera- São Paulo
info@iai.org.br
www.auditorioibirapuera.com.br

Fonte: Auditório Ibirapuera