Setur e Bahiatursa apresentam ações para 2008 e balanço de 2007

A conclusão da rodovia Itacaré-Camamú, a realização da BNTM – Brazil national Tourism Mart 2008 - em Salvador e novos vôos internacionais vindos dos Estados Unidos, são algumas das ações a serem realizadas em 2008 pela Secretaria de Turismo da Bahia e Bahiatursa. As perspectivas para o próximo ano foram apresentadas na XVI Reunião do Fórum Estadual de Turismo, que aconteceu das 9h às 18h, no Salão Xangô, 4º piso do Centro de Convenções da Bahia, pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, às autoridades políticas, trade e convidados.

Na ocasião foi apresentado o I Salão Baiano de Turismo, que vai acontecer entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2008, e visa trabalhar os roteiros turísticos da Bahia com padrão de qualidade internacional. Entre outras ações previstas para o próximo ano, estão ainda o programa de qualificação profissional e empresarial, que terá para isso R$5.880.633,90 em recursos do Ministério do Turismo; além da reforma do Terminal de passageiros do aeroporto de Porto Seguro e da conclusão das obras da orla marítima de Salvador (Amaralina-Pituba).

Durante o Fórum, o secretário Domingos Leonelli, fez um balanço das ações realizadas pela Setur e Bahiatursa durante o ano de 2007, quando destacou a captação de doze novos vôos semanais internacionais regulares, diretos para Salvador- 10 de Buenos Aires, um de Paris e um de Frankfurt -; o lançamento da revista Viver Bahia que faz a promoção e divulgação da Bahia; a implantação do Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, no Pelourinho; o lançamento dos segmentos de turismo étnico e enoturismo; e o Rally dos Sertões, que deu uma grande visibilidade à Bahia na mídia internacional.

A presidente da Bahiatursa Emília Silva falou sobre os projetos para o Verão de 2008, dando enfoque para o Carnaval de Salvador, quando a Bahiatursa fará receptivo no aeroporto, no terminal marítimo e na rodoviária da capital. Está previsto ainda um receptivo permanente no Aeroporto Internacional de Salvador, no próximo ano, projeto que obteve recursos do Ministério do Turismo que elegeu Salvador para  o piloto de um projeto de receptivo permanente a ser implantado nas capitais do país.

Outro destaque da apresentação da presidente da Bahiatursa foi o projeto Espicha Verão, idealizado para ampliar as opções de lazer após o Carnaval e atrair visitantes no período. Dentro do Espicha estão previstas novidades como a Praia 24horas, que acontecerá no Porto da Barra, com atividades durante três sábados do mês de fevereiro – dias 9, 16 e 23 -, com shows, mostra de artes e cinema, gastronomia e atrações musicais baseadas em homenagens ao Samba, à Bossa Nova (que completa 50 anos em 2008)  e à MPB.

Entre as definições para 2008 a maior expectativa fica por conta das comemorações voltadas para os 40 anos da Bahiatursa que tem como mote 40 anos de Bahiatursa e 50 de Gabriela, a personagem de Jorge Amado, que deverá fazer parte dos eventos comemorativos. Segundo Emília Silva estão previstos eventos mensais para marcar a data e um grande evento em agosto, mês do aniversário.

Para finalizar, a presidente apresentou a estrutura do I Salão Baiano de Turismo, para apreciação do Fórum. A proposta compreende a ocupação dos 16 mil m2 do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções que será dividido em setores específicos para mostrar os roteiros turísticos consolidados (25 destinos da Bahia), as 11 zonas turísticas do Estado, e o que de melhor puder ser mostrado dos municípios baianos em geral, que poderão incluir produtos como artesanato, produções industriais e seus destaques, para serem conhecidos por um público seleto e interessado, do setor turístico, e também do público em geral, que também poderá visitar o Salão.