Na terça-feira (24), em São Paulo, o governo da região de Lombardia (Itália) em parceria com a empresa de promoção turística da Itália (Promos) apresenta a rodada de encontros que vem percorrendo diversos estados do país.
A comitiva que já passou pelo Rio de Janeiro, e chega a São Paulo- é composta por empresários do setor de feiras lombardas, tem como objetivo criar oportunidade de investimentos e internacionalização para fortificar o setor de feiras, da qual Lombardia é líder absoluta na Itália, e primeira de todo o mundo.
Segundo Franco Finato, secretário de Comércio, Feiras e Mercado da região de Lombardia, o enorme potencial das feiras no Brasil faz com que haja interesse por entender o mecanismo das feiras no país. "A união toda a rede de associações, empresários, entre os dois países estreita a relação que pode resultar em um completo intercâmbio comercial. A estruturação de projetos de cooperação internacional, abre caminhos eficazes para a organização do conjunto de eventos e feiras. A nossa comitiva vem para apresentar os mais de 5 milhões de m2 de áreas expositivas altamente qualificadas".
O presidente da Ubrafe, Armando Arruda Campos Mello, que também compareceu ao evento menciona que a promoção comercial hoje é globalizada, e as renomadas feiras passam pela Itália (Lombardia, Milão),"um exemplo é a estrutura oferecida como um modelo exemplar de pavilhão que leva a região ao posto de qualidade em diversos produtos, onde cada região tem uma especialidade".
Milão centro de negócios
Milão, a capital da região, é somente a ponta dos negócios, reconhecida internacionalmente como centro econômico, financeiro de alta concentração de empresas estrangeiras.
Um exemplo dado, a feira de Milano que dispõe de dois centros de exposições, sendo que o novo pólo, localizado a 8 km do centro da cidade, conta com 345.000 m2 de área expositiva total, em uma área de cerca de 500.000 m2."É um dos mais modernos centros de exposições do mundo, que será sede da Expo Mundial 2015. Só na região Lombardia, acontecem simultamente nos principais centros de exposições 52 eventos internacionais,44 nacionais e 68 regionais".
Lombardia rota dos eventos Europeus e mundiais
Com quase 700.000 m2 de áreas brutas cobertas e 23 pólos de feiras e congressos de caráter nacional e internacional, o sistema de feiras lombardo confirma a cada ano a sua liderança na Itália e se coloca entre os primeiros na esfera mundial.
O sistema de feira reúne 8 centros internacionais,6 nacionais e 9 regionais- um sistema funcional, que atrai um número sempre crescente de visitantes e expositores de todo o mundo
"A internacionalização é uma das maiores vocações do sistema, e dos mais de 100 organizadores de feiras, 1/3 são especializados em eventos internacionais".
Finato destaca que as feiras movimentam a economia da região, além de valorizar a produção local, e estruturar a relações de negócios. "Todo o sistema de feira movimenta o turismo que vive uma nova fase em Lombardia, assim com o turismo de negócios de São Paulo, a nossa região gera encontro de negócios de destaque".
O secretário ressalta que os resultados da feira são antes e depois,"os participantes do evento desfrutam da gastronomia da região, história, hotelaria.As feiras são a rica oportunidade de fomentar outros setores interligados ao turismo; todas as feiras que acontecem em Milão e outras localidades reúnem mais de 4 milhões de visitantes italianos e acima de 360.000 de todo mundo a cada ano".
Lombardia e América Latina
A promoção do sistema de feiras Lombardo é a mais recente de tantas ações dedicadas aos países latino-americanos que a Regione Lombardia, em colaboração com a Promos, tem realizadose apoiado ao longo dos últimos anos.
O projeto para transferência do modelo dos distritos industriais lombardos no Brasil, realizado entre 2000 a 2006 com o apoio da Regione Lombardia, juntamente à Promos, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sebrae Nacional. Além da Conferência Nacional sobre a América Latina, evento milanês que acontece desde 2003 (próxima edição será em dezembro de 2009), reúne a cada dois anos os principais interlocutores italianos e latino-americanos para manter um dialogo aberto sobre temas de interesse (organizado pela Câmara di Commercio di Milano).
Segundo o presidente da Ubrafe, a integração permite a troca de experiências dentro das regiões de destaque como Índia, China, Rússia, "o Brasil é um grande gigante de feiras e eventos mundiais, e estamos em posição de destaque sendo observados por grandes pólos emissores".
Sobre região de Lombardia
O governo tem o objetivo de incrementar a competitividade, através do desenvolvimento do seu sistema de feiras e de comercia. A região é mais dinâmica da Itália e da economia mundial classificada com um quatros motores da Europa. Mais 1/5 da riqueza nacional está concentrada em seu território, 36,6% dos investimentos estrangeiros, 260.000 empresas e 840.000 empregados, bem como 26,3% (95000) da sociedade anônimas, inúmeras, associações, consórcios e milhões de consumidores.
Promos
Empresa Especial da Camara de Comércio de Milão para as atividades internacionais voltadas às pequenas e médias empresas, com a missão de promover em todo mundo o sistema empresarial e áreas de excelência de Milão e de toda a Europa.
Comentários