Super Mix e HFN geram uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões

Feiras levaram 29 mil pessoas ao Pernambuco Centro de Convenções na última semana
Edição de 2024 do evento

De acordo com dados divulgado pela organização, os eventos tiveram uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões, exposição de mais de mil marcas e um público de mais de 29 mil pessoas, chegaram ao fim, na noite da última sexta-feira (4), as feiras Super Mix e HFN – Hotel & Food Nordeste, que preencheram completamente o pavilhão do Pernambuco Centro de Convenções. Durante três dias, empresários e profissionais da hotelaria, supermercados e atacados e da alimentação fora do lar descobriram lançamentos e tendências que apontam para o que vai dominar o ano de 2025.

Realizada em paralelo pela Insight Feiras & Negócios, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), a HFN colocou em pauta o papel fundamental da tecnologia, inovação e novos produtos e serviços para os meios de hospedagem e de alimentação fora do lar.

O evento promoveu dois fóruns (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste - FHAN e o Fórum Gourmet), cada um voltado a um dos segmentos, abordando temas como ESG, inteligência artificial, eficiência energética e relações de trabalho que definem um novo padrão de experiência para empregadores, empregados e, principalmente, os clientes. “O Estado é carente de eventos de conteúdo de qualidade para o setor, então fazemos questão de realizar este na HFN. Reunir os hoteleiros, capacitar e melhorar a qualidade do serviço oferecido é missão da ABIH”, destaca o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.

Bastante satisfeito, o empresário aponta os melhores momentos do encontro. “Neste ano, especialmente, o ESG foi bem discutido, indo além da questão ambiental, e abrangendo a governança, a busca por processos mais eficazes, racionais e sustentáveis para o grande e para o pequeno empresário. A feira está amadurecida, cresceu na quantidade e na qualidade do visitante. Quem não vem à HFN, sem dúvida, perde muitas oportunidades”, analisa.

Do outro lado, o dos empresários da alimentação (bares, restaurantes, cafés, lanchonetes e afins), o sentimento também é de tarefa cumprida. “A mudança do fórum para a manhã foi sucesso absoluto. Lotamos os três dias e a sexta-feira, por sinal, foi o primeiro dia a esgotar. O tema foi inteligência artificial aplicada às práticas do food service. Deixamos para o final propositalmente, porque sempre era o menos concorrido e virou o mais disputado. O resultado foi fantástico, com a palestra de manhã e o almoço servido pelo chef Rapha Vasconcelos no Gourmet Experience, nosso espaço de convivência e networking. Acho que é um modelo que veio para ficar e já planejamos dobrar o espaço em 2025”, vibra o presidente da Abrasel-PE, Tony Sousa.

A HFN é organizada pela ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e Insight Feiras & Negócios. A feira contou com o patrocínio da Pan Cristal e do Banco do Nordeste, além de apoio da COFAPINOX, ABIMAQ e Mais Vida.

SUPERMERCADOS E ATACADISTAS

Realizada pela Aspa e Apes, tendo também como promotora a Insight Feiras e Negócios, a Super Mix fez bonito no ano em que alcançou a sua maioridade, completando 18 edições. Para Silvana Buarque, superintendente da Apes, a edição 2024 repetiu o sucesso crescente dos últimos anos. “O segundo semestre é muito concorrido, pelas eleições municipais e o aquecimento da economia. Outro ponto relevante é que o setor do varejo está em transformação constante e é difícil convencer o comerciante a deixar seu negócio por uns dias para vir ao evento. Mas conseguimos, porque aqui os fornecedores e compradores podem fazer uma negociação diferenciada, com preços melhores, além de serem vistos e ampliarem o networking”, enfatiza.

Foi uma feira muito movimentada e isso é bom para o setor. É no bate-papo, na troca de experiências entre quem faz o médio e pequeno varejo, além da alimentação fora do lar, que surgem as oportunidades”, observa Inácio Miranda, presidente da Aspa. O empresário fez um balanço do setor no Estado: “Pernambuco possui quase nove mil supermercados (pontos com checkout), mas se considerarmos outros participantes do segmento, como as pequenas mercearias e mercados públicos, esse número vai a quase 30 mil”, analisa.

Cumprimos nossa grande missão, que é conectar pessoas e gerar negócios. Percebemos um crescimento de 33% em relação à visitação do ano passado. São mais de mil marcas expondo e estamos vendo o Centro de Convenções cheio de compradores. Um dos expositores contou que vendeu, em um só dia, a mesma quantidade de máquinas de toda a edição do ano passado. A gente consegue perceber a geração de negócios na veia”, declararam Tatiana Menezes, Carol Baía e Rodrigo da Fonte, sócios da Insight. 

A Super Mix teve como patrocinadores a São Braz, Enel, Banco do Nordeste, Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze) e apoio da Praso e da Coca-Cola.