O Grand Hyatt São Paulo encerrou 2008 com ocupação média de 74%, o que representou um aumento de 7,6 pp em relação a 2007 e 20% de crescimento no faturamento. Quase 135 mil pessoas se hospedaram no hotel ao longo do ano passado. A hospedagem doméstica cresceu 7 pp em relação a 2007. Em números gerais, o doméstico respondeu por cerca de 40%, enquanto o internacional 60%, apesar do aumento dos hóspedes domésticos.
Em 2008, quase mil eventos foram realizados no Espaço Grand Hyatt, a área de convenções do hotel, o que representa aproximadamente 200 mil pessoas transitando pela área. O hotel recebeu alguns dos acontecimentos mais importantes do país, como a Conferência Internacional de Bicombustíveis, Encontro do G-20, São Paulo Food & Wine, Jantar do Século, Encontro Mistral, entre outros.
O Grand Hyatt SP realizou, em 2008, 13 Wine Dinners (jantares harmonizados com vinhos), que contaram com a participação de aproximadamente 700 pessoas. O mais procurado foi comandado pelo Chef Yannick Alléno, três estrelas do Guia Michelin, e recebeu 120 pessoas. Os dois jantares preparados pelos Chefs espanhóis Dani Garcia, Angel León, Paco Rancero e Nando Jubany, também muito procurados, reuniram 140 clientes. Ainda na área de Alimentos & Bebidas, cerca de 170 mil pessoas passaram pelos três restaurantes do hotel – Eau, Kinu e Grand Caffé – ao longo desse ano. Chefs estrelados como Ferran Adriá, Juan Mari Arzak, Martín Berasategui, Andoni Luiz Aduriz, Nicolas Le Bec, Kevin Thorton e Montse Estruch passaram pelas cozinhas do Hyatt.
O ano também foi marcado pela presença de diversas celebridades da música pop e rock que se hospedaram no Grand Hyatt: Madonna, Aerosmith, Velvet Revolver, Julio Iglesias, Seal, Herbie Hancock, Macy Gray, Bryan Adams, Charles Aznavour, Maná, Scorpions, Ben Harper, Frank Sinatra Jr., Michael Bublé, Laura Pausini, Queen e OffSpring. Também em 2008, dez delegações de países estrangeiros, como Alemanha e Suiça, se hospedaram no hotel.
Como curiosidade, a lavanderia recebeu 218 mil peças de roupas para lavar, com peso equivalente a 829 mil quilos. Durante a Fórmula 1, a lavanderia recebeu em média 120 macacões das escuderias Ferrari, McLaren, Honda e Toyota. Além destas, membros das escuderias BMW-Willians, Red Bull Racing e Force India se hospedaram no hotel durante o Grande Prêmio.
“Sabemos que o ano de 2009 não será fácil, no entanto, o hotel não fez alterações no seu planejamento. A renovação do Espaço Grand Hyatt está acontecendo conforme havia sido definido, assim como a troca de todos os televisores do hotel por aparelhos de última geração, melhoria do sistema de câmeras de seguranças, a reforma do restaurante Grand Caffè e a colocação dos I-Dock (consoles que aceitam aparelhos I-Pod) nas suítes”, analisa Carl Emberson gerente geral do Grand Hyatt São Paulo. (VB)
Comentários