Taxistas do litoral do Piauí aprendem inglês para atender turistas

Uma aula de inglês tendo como alunos 40 taxistas, marcou na última sexta-feira (12), o início do funcionamento do Centro Cultural de Línguas em Parnaíba, instalado com a presença do governador Wellington Dias, de a presença de diversas autoridades públicas.

A escola de idiomas fica no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Ministro Petrônio Portella, onde também já funciona a Escola de Turismo e diversos outros cursos técnicos. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Para o secretário de Turismo, Sílvio Leite, o Centro Cultural de Línguas vai trabalhar, de início, junto às pessoas envolvidas com o setor de turismo, preparando-as para receber bem as pessoas que chegam de fora para conhecer o litoral piauiense. Além dos taxistas, o programa pretende atender, recepcionistas, camareiras, garçons, entre outros. Os cursos são gratuitos. Acrescenta que o ideal é que cada uma dessas pessoas aprenda pelo menos dois idiomas e, para isso, o governo iniciou entendimentos para também poder oferecer o ensino de línguas como o espanhol e o italiano.

O governador Wellington Dias destacou que o mundo está cada vez mais globalizado, o que exige a atualização constante das pessoas. O curso de línguas, segundo ele, é um dos caminhos para que os profissionais do Piauí participem mais efetivamente desses avanços. Adiantou que a proximidade do Piauí da Europa vai fazer com que seja cada vez maior o número de pessoas de outros países visitando o litoral, o que vai exigir do setor de turismo pessoas com qualificação para receber esses turistas." Ao ser recebido em sua própria língua, certamente o turista irá se sentir muito mais à vontade em nossas terras".

Wellington Dias acredita que os profissionais das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia serão os que terão uma maior presença nesse processo, daí a necessidade de se iniciar o curso na região. "Precisamos qualificar essas pessoas até para que elas não percam para quem vem de fora o espaço que já ocupam no mercado do turismo no Piauí".

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Parnaíba, Romualdo Sena-ele próprio um dos alunos do curso de inglês- a iniciativa do governo em qualificar os motoristas de táxi é muito importante, porque vai preparar os profissionais para um melhor desempenho. "Turista sendo recebido por taxista em sua própria língua com certeza vai voltar".

(JA)