Curso faz parte do Programa de Qualificação à Distância para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e reúne três mil pessoas em ambiente virtual
Reforçar, aprofundar e disseminar o conteúdo do Curso de Regionalização de forma dinâmica e interativa são os objetivos das teleconferências promovidas pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante as transmissões, os alunos poderão debater e tirar dúvidas sobre temas específicos abordados por especialistas da área. No dia 15/10, foi realizada a primeira teleconferência. Ainda estão previstas mais duas, nos dias 22 de outubro e 4 de novembro, das 14h às 16h. A ação faz parte do cronograma do curso e substituirá os encontros presenciais previstos inicialmente.
A primeira teleconferência do Curso de Regionalização contou com a participação da diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla; do coordenador-geral da Secretaria de Educação à Distância da UFSC, Cícero Barboza; dos especialistas em Instâncias de Governanças, Tânia Zapata e Octacílio Pacheco e da interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo em Santa Catarina, Elisa Wypes. A teleconferência, cujo tema foi Desenvolvimento Territorial e Instalação das Instâncias de Governança, está disponível no Portal do programa: www.turismo.gov.br/ead.
As teleconferências poderão ser assistidas via antena parabólica, sintonizando a freqüência 1220, ou no próprio ambiente virtual do curso, por meio do Portal www.turismo.gov.br/ead. A Radiobrás (AM 380KHz e FM 96,1MHz) também transmitirá as teleconferências.
Curso de Regionalização à Distância - O curso que reúne três mil alunos em ambiente virtual, após seleção com mais de seis mil candidatos inscritos, teve, apenas, 0,8 % de evasão, quando a média para curso à distância é de 10%.
Esse é o primeiro dos três cursos gratuitos previstos no Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é fortalecer a gestão das políticas públicas do turismo por meio da qualificação de profissionais do setor.
Até 2009, o programa disponibilizará cerca de nove mil vagas para qualificar gestores públicos de Turismo e profissionais do setor privado, em todo o território nacional. Para o primeiro semestre do próximo ano, estão previstos outros dois cursos: Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo; e, Turismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente. (VB)
Comentários