Toni Sando enfoca a importância da comunicação para sucesso da rede hoteleira

"Marketing de Sucesso na Hotelaria". Este foi o tema da palestra de Toni Sando, superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que enfocou a importância do marketing no desenvolvimento do setor hoteleiro.

Segundo Toni Sando, o marketing nas redes hoteleiras é o papel fundamental para o sucesso do empreendimento. "Com o aumento da expectativa de vida, onde as pessoas reeducam seus horários, e enfocam a qualidade de vida; cria-se na atualidade um novo consumidor: os amantes por viagens", menciona.

Segundo ele, existem diversos tipos de turistas: o turista que busca freqüência de viagens;  o turista que faz viagens procurando requinte; e o turista de negócios que tem grande concentração no equilíbrio da sacionalidade dos hotéis. "Um turista de negócios gasta mais, e descobre novos destinos da cidade, tornado-se propagandista da rede hoteleira", diz.

Transformações na hotelaria

A rede hoteleira no Brasil, segundo Toni Sando vive um momento de transformações, que está coligado com o desafio dos hotéis em "inovarem", no intuito de suprir as necessidades do setor. 

"O mundo vive em constante adaptação passiva e ativa, a rede deve reiventar a organização com qualidade, a fim de suprir as necessidades solicitadas", ressalta.

Importância da comunicação

Toni Sando ainda é enfático em dizer que a "comunição" deve ser primordial, para a diferenciação e consolidação da marca.

"O segredo para que a rede hoteleira se consolide no mercado, é ter diferencial na qualidade e nos investimentos voltados para divulgação da marca", completa.
 
Ricardo Aly, diretor comercial do The Royal Palm Hotéis, questiona: "Precisamos descobrir a fórmula para que as pequenas, como as grandes redes se consolidem no mercado, sem o receio de num futuro desaparecerem. A exemplo, de muitas redes que estiveram 15, 20 anos no mercado, e que hoje desapareceram", destaca.

Toni Sando destaca que tudo é vida. "Se o hotel não investir em comunicação, criar diferenciais e zelar vai desaparecer. Não podemos esquecer que a vida é lucro!",conclui.