A atividade turística
“O trabalho de promoção do destino será contínuo. Em 2007 registramos crescimento durante o ano todo. O que está dificultando nosso trabalho no momento é a repercussão negativa da febre amarela no exterior, pois temos que reverter essa situação”, comenta Walendowsky.
A estratégia de divulgação do destino no exterior se dará principalmente por meio das ações em feiras como a BIT (Milão), ITB (Berlim), SeaTrade (Miami) e Mundo Abreu (Portugal), que chega a levara 100 mil agentes em cada um dos três dias da feira. No entanto, Santa Catarina não participará da Fitur, pois o mercado espanhol não correspondeu da maneira desejada.
Já os portugueses, responderam bem às ações de marketing realizadas no país. “Desde 2003 fazemos investimentos em Portugal, lá é nosso mercado de apoio na Europa, onde ampliamos a visibilidade internacional do nosso Estado”, afirma Valdir, que voltou recentemente da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), depois de apresentar o novo material institucional do destino, buscar novos parceiros e intensificar o relacionamento com a imprensa local.
Em relação ao receptivo de estrangeiros, o Estado é o principal destino acolhedor de argentinos no país, 35% deles passam por lá. “Nesta temporada receberemos 400 vôos da Argentina. Serão em média 220 mil visitantes argentinos até o final de março. Vamos manter esse número, pois o aeroporto está atendendo a demanda e ficar com o pé no chão para atender bem o turista”, diz o presidente da Santur. Países como Uruguai, Paraguai, Chile também representam boa parte do mercado latino-americano, além da Itália, Alemanha, Estados Unidos e Canadá.
Mesmo o Mercosul sendo responsável pela maior fatia de turistas estrangeiros, o valor do gasto médio está baixo, atingindo US$ 35,00, enquanto os europeus deixam aproximadamente US$ 100,00.
Uma das apostas da Santur para este ano é Turismo de Experiências, que trabalhará com diversos produtos peculiares à região, como a pesca artesanal com açorianos atrelada à gastronomia local, resgatando um pouco da cultura desse povo. Outro item explorado, também de acordo com a política do Ministério de Turismo de trabalhar a regionalização dos destinos, será o circuito de visitação à Mata Araucária.
“Estamos geograficamente bem localizados, no raio entre Rio de Janeiro e Buenos Aires. Como não comportamos ainda todo o volume de turistas via aéreo, o turismo rodoviário esta crescendo gradativamente”, aponta Vadir. Outro fator importante que auxiliará no crescimento dessa modalidade de turismo será a duplicação da BR-101 entre as cidades de Florianópolis e Porto Alegre.
O presidente da Santur garante que alguns dos projetos para 2008 são implantar uma nova sinalização turística nas regiões mais visitadas do Estado, atendendo principalmente os prédios tombados pelo patrimônio histórico; a construção de piers
Comentários