UneDestinos congregará os CVBx brasileiros

Reunidos na WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo, lançaram uma nova associação com objetivo de coordenar a atuação dos conventions nacionais: União Nacional de Entidades de Destinos (UneDestinos).

Como exposto no post de Sergio Junqueira Arantes o sistema de convention bureaux estava sem uma coordenação nacional legítima desde o Congresso de CVBx realizado no ano passado em Florianópolis.

Apesar da situação insustentável, a solução do problema vinha sendo adiada, evitando um embate que era inevitável. Mas quando, em nome da Confederação de CVBx, sem ouvir seus pares, nem as demais lideranças legítimas, foi apresentada à Comissão de Turismo da Câmara de Deputados a proposta de transformar o Room Tax (Taxa de Turismo) em imposto, os principais dirigentes de conventions, entidades e empresários de turismo e eventos decidiram dar um basta nesta situação.

Reunidos na WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo, lançaram uma nova associação com objetivo de coordenar a atuação dos conventions nacionais: União Nacional de Entidades de Destinos (UneDestinos).

Trata-se de uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, formada por entidades especializadas na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, capacitação e captação de eventos.

De acordo com o comunicado divulgado pela UneDestinos, sua missão atuar tendo como base para todas suas atividades a ética, cooperação e transparência. São seus objetivos:

* Promover eventos e encontros entre as entidades associadas e parceiras, para realização de benchmarking e divulgação de melhores práticas de gestão e promover cursos, conteúdo e webseminars.

* Divulgar os resultados das entidades associadas e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais que atuam no mercado de captação de eventos e em marketing de destinos, compartilhando suas ações.

Sua estratégia é baseada em 3 eixos estratégicos:

1. Representação do Setor (Abrir canal de negociação com as autoridades do executivo, legislativo e judiciário e abordar temas de interesse do setor, apresentando as entidades associadas em fóruns, congressos e eventos, compartilhando resultados)

2. Compartilhamento de ações (reunir e enviar às entidades associadas, casos e projetos realizados e assuntos de interesse coletivo, através de suas publicações)

3. Profissionalização de equipes (organizar encontros periódicos entre suas entidades associadas, com suas respectivas equipes técnicas, para visitas e/ou receber grupos, para programas de conhecimento/treinamento e manter uma equipe de consultores especializados e credenciados para qualificação dos profissionais que atuam na área)

A UneDestinos terá duas instâncias: Associados - fundações, associações, institutos de interesse privado, que tenham como objetivo a promoção de destinos e a captação de eventos e Conselho Consultivo -entidades do trade, acadêmicos da área, empresas idôneas interessadas em parceria com o setor e consultores comprovadamente especializados.

Os instituidores da UneDestinos são os CVBx de Balneário Camboriú, Bonito, Espirito Santo, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Gramado, Goiânia, Guarujá. João Pessoa, Natal, Maceió, Porto Alegre, Porto de Galinhas, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A entidade também terá como instituidoras, compondo seu Conselho Consultivo, a ABIH, Abracorp, FOHB, Resorts Brasil e Ubrafe.

No dia 22 último, foi eleita a Comissão Executiva da UneDestinos formada por: Amilton Lopes (POA), Alexandre Resende (Goiânia), Bruno Herbert (Recife), Ferdinando Lucena (João Pessoa), Maitê Uhlmann (Recife), Michel Nagy (Rio), Basíleu Tavares (Foz), Max Fonseca (Natal) e Toni Sando (SP).

A partir deste lançamento, a Unedestinos terá dois meses para formatar seu estatuto e nomear uma diretoria, que um presidente e quatro vices, entre outros cargos.