A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove nesta sexta, 4, uma Roda de Diálogo com foco na área de educação ambiental. O evento é gratuito e será ministrado pela internet, via plataforma Teams, a partir das 19h. O resultado do encontro, que é aberto à comunidade interessada, será enviado à Cúpula dos Povos rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas (COP 30). O evento global será realizado no Brasil, em novembro deste ano, reunindo lideranças de todo o mundo.
A Roda de Diálogo, que acontecerá na Univali, é uma atividade que vem sendo realizada em diversos países mobilizando várias entidades, tais como a Anppea (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental), Rebea (Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas), Redeluso (Rede Lusófona de Educação Ambiental), Instituto de Referência Negra (Peregum) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A iniciativa ocorre no âmbito do processo formativo Diálogos entre Países e Comunidades de Língua Portuguesa: Enfrentamento das mudanças climáticas e racismo ambiental, criado a partir do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Participam destas ações Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Em Itajaí, a atividade é coordenada pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Univali com o envolvimento de estudantes e apoio de diversos cursos e centros acadêmicos da Universidade, sendo desenvolvida como atividade curricular de extensão universitária. O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Centro de Direitos Humanos de Itajaí (CDHI), Agenda 21 de Itajaí, Coletivo Submarino Caiçara e Sala Verde de Itajaí, também contribuem com o evento.
A atividade tem como público alvo profissionais de educação formal e não formal, juventude, mulheres, ativistas, associações, educadores, gestores públicos e de empresas e pessoas interessadas na pauta socioambiental em seus territórios.
Confira a programação:
- Vídeo: Tratado de Educação Ambiental, de Michèle Sato Intervenção poética - “Um convite à interexistência”, apresentado pelo Coletivo Submarino Caiçara;
- Palestra: “Indicadores do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação em Educação Ambiental (MonitoraEA) à luz do Tratado de Educação Ambiental” - Ministrante: Maria Henriqueta Andrade Raymundo;
- Palestra: “Ações de Educação Ambiental do Instituto Itajaí Sustentável – INIS” - Ministrante: Patrícia Paiva;
Comentários