Viagens Corporativas comprovam seu valor no LACTTE 2008

Viagens Corporativas representam 60% da receita geral de viagens, segundo pesquisa da USP divulgada na abertura do evento mais expressivo do setor na América Latina, o LACTTE.

As viagens corporativas comprovaram seu valor em resultado de estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Hospitalidade, Lazer e Turismo, com apoio do curso de Turismo da Escola de Comunicações  e Artes da Universidade de São Paulo, em parceria com a ABGEV, FAVECC e FOHB.

O segundo IEVC – Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas apresentou números do setor que confirmam sua importância no mercado brasileiro. Segundo o estudo, no ano passado, os prestadores de serviços que atuam nos segmentos de hospedagem, transporte aéreo e locação de autos obtiveram um faturamento total de R$ 27,52 bilhões, dos quais 59,4% foram provenientes do segmento de viagens corporativas, contabilizando R$ 16,35 bilhões. Com o efeito multiplicador, a movimentação do segmento de viagens corporativas alcançou R$ 30,9 bilhões e R$ 9,97 bilhões de valor adicionado, o  que representa um crescimento real de 2% em relação a 206 no segmento.

Viviânne Martins, presidente da ABGEV, em seu discurso de abertura do evento disse que “o setor está amadurecendo a passos largos e que a pesquisa confirma que ele representa um fatia importante do mercado”. Viviânne ainda complementou dizendo que o viajante corporativo gasta o dobro de uma viajante de lazer.

Já para 2008, a receita esperado do setor de viagens corporativas, de acordo com o estudo, é de R$ 17,28 bilhões, representando um crescimento nominal de 5,69% em relação ao ano passado. Em 2007, o setor gerou diretamente 220.961 empregos e indiretamente 247.476, de acordo com o multiplicador de empregos calculados para o Brasil pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a OMT (Organização Mundial do Turismo) e a Embratur.

O presidente da NBTA – National Business Travel Association principal associação do setor e parceira da ABGEV no Brasil, Kevin Maguire, disse que a América Latina é um mercado muito importante já que abriga muitas multinacionais. São Paulo, em especial, recebe 90.000 eventos por ano e é o principal mercado do setor na América Latina.

Ainda segundo Kevin Maguire, o crescimento do Lactte é reflexo do profissionalismo do setor no Brasil e uma oportunidade imperdível para conhecer as idéias de palestrantes excelentes.

Crescimento da ABGEV

Em 2007, a associação incrementou o número de seus associados em 25%, e entre as ações da mais importante entidade do setor da América Latina, destacam-se a realização do 1º Fórum de Segurança Corporativa em Viagens a criação de comitês temáticos e a realização da segunda edição do estudo IEVC.