O atual ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (MDB), foi anunciado nesta quinta-feira (6) como futuro secretário de Turismo do governo de São Paulo pelo governador eleito João Doria (PSDB).
O catarinense se disse muito honrado com o convite. "O João é um grande inovador. Terei a condição aqui em São Paulo de trabalhar na inovação. Devemos deixar de ter medo de encher parques temáticos, de desenvolver marinas e portos turísticos, de visita a parque naturais, de desenvolver a economia de Turismo e fazer com que ela seja mais livre. São Paulo tem um potencial turístico e necessita de uma embalagem nova, de uma leitura nova, de um 'branding'", afirmou Lummertz.
Vinicius Lummertz nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, tem 58 anos. Formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, tem cursos de gestão na Kennedy School, da Harvard University; no IMD de Lausanne, Suíça, e possui MBA-Executivo na Amana Key, em São Paulo.
É ministro do Turismo desde abril de 2018. Foi presidente da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo - de junho de 2015 até deixar o cargo para assumir o ministério. Foi Secretário Nacional de Políticas de Turismo do ministério de setembro de 2012 a maio de 2015 e secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, além de Secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina de janeiro de 2007 a dezembro de 2010.
No ano de 2010 acumulou o cargo de Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado de Santa Catarina. Foi Diretor da Unisul e membro da Reitoria da Universidade do Sul de Santa Catarina, de janeiro de 2002 a novembro de 2003. Foi diretor do Sebrae/SC, de abril de 1989 a dezembro de 1998, diretor Técnico do Sebrae Nacional, de janeiro 1999 a dezembro de 2002, além de Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), de abril de 1997 a dezembro de 2000.
Um pequeno trecho da carta aberta ao presidente eleito Jair Bolsonaro, que sugeria a permanência do ministro no cargo, dá bem uma ideia do amplo apoio e respeito do trade:
"Para o país melhor aproveitar as vantagens competitivas, os líderes do setor defendem que o turismo assuma o protagonismo na construção de um futuro melhor para o País. Para tanto, apoiamos a continuidade da pasta ministerial sob a liderança do ministro Vinicius Lummertz, pessoa ligada ao setor desde longa data, inclusive no Sebrae, Governo de Santa Catarina e Embratur. A relação estreita com o mercado é importante para a condução de políticas públicas que dialoguem com a realidade".
"O atual ministro já teve o apoio do trade turístico na sua condução ao comando da pasta este ano. Os líderes empresariais reafirmam este apoio e contam com a colaboração do governo eleito no sentido de renovar a parceria entre o público e o privado numa relação fundamental para o Brasil desenvolver todo o seu potencial no mercado de Viagens e Turismo".
1º de novembro de 2018
ABAV Associação Brasileira de Agências de Viagens
ABCMI - Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade
ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
ABR - Associação Brasileira de Resorts
ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
AVIESP - Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo
AVIRRP - Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região
BITO - Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
CLIA Brasil - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
CNTur - Confederação Nacional Turismo
CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FENACTUR - Federação Nacional de Turismo
FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
Guilherme Paulus Conselho de Administração da CVC
RIO CVB - Rio Convention Bureau
SINDEPAT - Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
SP CVB São Paulo Convention & Visitors Bureau
UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras
UNIDESTINOS - União Nacional de CVBS
Comentários