O Visite Guarujá Convention Bureau, entidade sem fins lucrativos gestora da marca Visite Guarujá e referência na articulação do setor turístico no município, participou na semana passada de uma importante reunião intersecretarial promovida pela Prefeitura de Guarujá. O encontro, realizado na Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e conduzido pelo titular da pasta, secretário Válter Batista de Souza, teve como objetivo apresentar e alinhar estratégias de marketing turístico voltadas à promoção do destino de forma coordenada entre governo e sociedade civil organizada.
Participaram da reunião representantes de diferentes secretarias municipais, incluindo o secretário de Turismo, Aildo Rodrigues; a secretária adjunta de Educação, Leila Aparecida Silva; a subchefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciana Giareta; o secretário de Cultura, Marcelo da Silva Souza; o secretário adjunto de Esporte, José Roberto Leopoldino Galvão; o diretor de Patrimônio da Secretaria de Esportes, Fabio Lima de Morais; a servidora da mesma pasta, Esperança da Silva Corrêa; a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Fátima C. J. Silva e a Gestora de Projeto da Secretaria de Gestão Administrativa, Mariele Cristine Braga de Oliveira.
O Visite Guarujá apresentou suas diretrizes estratégicas baseadas em três pilares fundamentais:
- Promoção da imagem do destino, destacando seus atrativos naturais e culturais junto ao trade de turismo nacional e internacional;
- Captação de eventos de diversas naturezas — corporativos, esportivos, sociais, culturais e científicos — visando à quebra da sazonalidade e à geração de emprego, renda e tributos;
- Investimento em campanhas de capacitação e atualização profissional, reforçando o bem-receber como valor local e diferencial competitivo.
As propostas foram bem acolhidas pelos representantes da administração pública, que reforçaram a importância da gestão integrada como marca da atual administração pública municipal, sob a liderança do prefeito Farid Madi — corresponsável, inclusive, pela criação do Convention Bureau há quase duas décadas, em uma gestão anterior.
O encontro destacou a sinergia entre as secretarias e o engajamento da iniciativa privada, representada pelo Visite Guarujá como fator essencial para o efetivo desenvolvimento sustentável e regenerativo do município. Os participantes reforçaram a relevância de ações colaborativas que envolvam também outras entidades da sociedade civil organizada, promovendo o fortalecimento do sentimento de pertencimento coletivo entre todos que vivem, trabalham ou frequentam o município.
A percepção comum é de que Guarujá precisa ser valorizada como cidade para seus cidadãos, o que naturalmente resultará em benefícios ao visitante. Como ressaltado na reunião: “uma cidade só é boa para o turista se for boa para quem vive nela”.
Na ocasião, o secretário de Turismo, Aildo Rodrigues, antecipou uma conquista importante: Guarujá será o primeiro destino brasileiro a integrar a campanha cooperada de valorização da hospitalidade latino-americana durante a próxima edição da WTM Latin America — maior evento de turismo da região, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ação é fruto de uma parceria entre o município e a Skål Internacional São Paulo, alinhada aos mais de 12 mil associados, em cerca de 80 países, alinhada às diretrizes da ONU Turismo e do Conselho Mundial do Turismo (WTTC), com foco na formação de clusters turísticos e segmentação estratégica da oferta para ampliar a atratividade da demanda.
A reunião reforça o protagonismo de Guarujá como destino comprometido com o turismo responsável, o diálogo permanente e o planejamento integrado — marcas que consolidam a cidade como exemplo de cooperação público-privada em benefício do desenvolvimento local.
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