Visite São Paulo Convention Bureau lança série de eventos "EmDiaCom"

A Assembleia do Conselho de Administração abriu o encontro com eleição da gestão 2025/26
Toni Sando, presidente do Visite SP

O Visite São Paulo Convention Bureau iniciou na tarde de 8/1 a série de encontros "EmDiaCom" – a primeira reunião teve como tema os eventos estratégicos da capital paulista. O encontro foi aberto pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que lembrou a parceria e a “sintonia fina do trabalho realizado pelo governo e a iniciativa privada”. Ele também destacou a importância da renovação do acordo de promoção entre a pasta e a entidade.

Ao destacar que o "EmDiaCom" é um encontro mensal, exclusivo para associados, sobre temas relevantes para a tomada de decisões, o presidente executivo do VSPCB, Toni Sando, disse que “as expectativas para 2025 no setor de eventos são muito promissoras, superando o período anterior” e que “a cidade continua sendo um palco privilegiado para grandes shows internacionais em icônicos espaços como o MorumBis e Allianz Parque”.

Em seguida, Fernanda Ascar, diretora da SPTuris, informou que a Prefeitura vai apoiar 64 eventos estratégicos para São Paulo nesse ano, entre os quais 29 feiras de negócios em parceria com a Ubrafe – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, além do aniversário da cidade, Carnaval e outros alinhados às políticas públicas ou que representam setores relevantes. Ressaltou a parceria com o VSPCB, dizendo que “a ideia é ampliar a cooperação ainda mais”.

Outra convidada do evento foi Luciane Leite, secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. Ao lembrar que os indicadores do setor de turismo começaram a ser trabalhados há 20 anos, ela informou alguns números do CIET – Centro de Informação da Economia do Turismo referentes ao ano passado. O turismo representou 10% do PIB do Estado, tendo registrado alta de 5% e movimentado R$ 315 bilhões. O total de turistas que visitaram São Paulo foi de 49 milhões, dos quais 46,7 milhões de brasileiros. Ela finalizou sua apresentação destacando que São Paulo é o maior receptor e emissor de turistas do Brasil.

O atleta João José da Silva, bicampeão da corrida de São Silvestre, lembrou a proximidade da Corrida do Aniversário de São Paulo & Troféu Cidade de São Paulo Drogasil, evento apoiado pelo VSPCB, criada por ele a pedido da Prefeitura – ele está há 27 anos à frente do evento – e que deve reunir 10 mil participantes.

Ricardo Gomes com sua estatueta do Prêmio Caio 2024

O primeiro EmDiaCom foi encerrado com o lançamento da 2ª edição do Circuito São Paulo de Cores, organizado pela Câmara LGBT. O presidente da entidade, Ricardo Gomes, informou que, nesse ano, o evento passa a ter abrangência estadual e que seus objetivos são os de atrair turistas e capacitar profissionais para o bem receber.

Lembrando que o Circuito SP de Cores, uma iniciativa da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil em parceria com o Visite São Paulo Convention Bureau e com o apoio da Secretaria de Turismo de São Paulo, conquistou o Jacaré de Bronze na categoria Diversidade, dentro do segmento de Sustentabilidade, no Prêmio Caio 2024.

Assembleia Geral

Membros presentes da Nova Gestao com Secretario de Turismo Roberto de Lucena e Presidente Executivo Toni Sando

Pouco antes do evento, o VSPCB realizou a Assembleia Geral para a eleição do Conselho de Administração da entidade para o biênio 2025/26. Os integrantes da gestão anterior foram escolhidos novamente: Fernando Guinato, do WTC Events Center e Sheraton São Paulo WTC como presidente; Chieko Aoki, Blue Tree Hotels, 1ª vice-presidente; e Carlos Roberto Bernardo, Accor, vice-presidente financeiro. Os vice-presidentes conselheiros são Ana Luisa Cintra (Centro de Convenções Rebouças), Carlos Prado (Tour House), Daniela Pereira (Staybridge Suítes São Paulo), Edgar Pereira de Souza Radesca (Bourbon Street Music Club), Maurício Duval Macedo (Fiera Milano), Raffaele Cecere (Grupo R1) e Vanessa Martins (Renaissance São Paulo Hotel).

O VSPCB e uma entidade mercadológica, com o objetivo de gerar negócios a seus associados por meio de captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, capacitação de profissionais e promoção de destinos; e também desempenha um importante papel representativo em outras entidades de classe do setor de turismo, eventos e viagens. Integrar o conselho é reforçar o valor e o engajamento que a iniciativa privada deposita no associativismo”, comentou Fernando Guinato.

Fonte: Assessoria