XXI Seminário da ANPTUR anuncia recorde de edição

Evento aconteceu em São Paulo, na EACH/USP, entre os dias 02 e 04 de outubro de 2024
XXI Seminário da ANPTUR

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR criada em 2002, reúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) nas áreas de Turismo, Hotelaria, Hospitalidade e afins. São 15 programas associados, que congregam cerca de 300 professores doutores, 400 alunos de mestrado e 200 de doutorado, cujas pesquisas discutem diferentes temáticas do Turismo, Hospitalidade, Lazer e áreas relacionadas.

Para promover as pesquisas de associados e associadas, bem como discussões científicas, a ANPTUR realiza um seminário anual. A edição de 2024, com a temática “Turismo na América Latina: desafios e oportunidades”, aconteceu entre os dias 02 e 04 de outubro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP), em São Paulo/SP.

O XXI Seminário ANPTUR teve mais de 500 inscritos e contou com a presença de 426 participantes. Foram 488 trabalhos submetidos ao evento, nas categorias de Grupos de Trabalhos, Prêmios Mestre e Doutor Destaque e Consórcio Doutoral, sendo, ao todo, 395 aprovados, número recorde entre as edições. Pesquisas de todo o Brasil e da América Latina foram distribuídas nas seguintes divisões científicas: I. Destinos Turísticos, II. Gestão em Turismo, III. Sociedade e Cultura, IV. Hospitalidade e V. Formação e Pesquisa Científica, gerando 47 seções de apresentações.

Além dos trabalhos, a edição contou com 03 Workshops, 09 mesas temáticas e 03 conferências, incluindo mesas da ABRATUR (Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil) e RBOT (Rede Brasileira de Observatórios de Turismo). Foram discutidas temáticas como o overtourism; inteligência turística; relação academia, mercado e gestão municipal; políticas e métodos para classificação de turismo no âmbito municipal; Rede Federal de Ensino; fazer ciência e maternar; economia criativa; desenvolvimento e redes colaborativas; turismo gastronômico; destinos turísticos inteligentes; e métodos e fontes documentais, todos explanados por representantes do mercado, pesquisadoras/es nacionais estrangeiros e representante do CNPQ.

O encerramento ocorreu com a posse da nova Diretoria 2024-2026, com representações de diversas regiões do país, e presidida pelo professor doutor Osiris Marques (UFF), e com a celebração dos pesquisadores premiados, nas seguintes categorias:

  • Pesquisador Destaque 2024 – Prof. Dr. Tiago Savi Mondo
  • Pesquisador Destaque 2024 - Prof. Dr. Carlos Alberto Tomelin
  • Prêmio Pesquisador Emérito 2024 - Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo
  • Prêmio Mestre Destaque 2024 - Ms. Paulo Henrique Ferreira Lacerda, com o trabalho “O papel das redes e da política na formulação das políticas públicas de turismo: análise longitudinal de um destino turístico”
  • Prêmio Doutor Destaque 2024 - Dr. Bruno de Oliveira da Silva, com o trabalho “(Re)significações de Visualidades em Fotografia Artística: Um A/r/tógrafo Viajante nas Missões Jesuíticas Guaranis”

A próxima edição do Seminário Anptur já tem data marcada, e será realizada na Universidade de Caxias do Sul – UCS, de 17 a 19 de setembro de 2025. Para mais informações sobre a associação, acompanhe o site www.anptur.org.br