Milton Zuanazzi, que estava à frente da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, entrega na tarde desta quarta-feira, 31, sua carta de exoneração ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zuanazzi disse que está saindo por não concordar com as idéias do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e explicou que só deixou o cargo agora, apesar das pressões, porque não queria deixar a Anac sem diretoria.
Durante entrevista coletiva, Zuanazzi apresentou um balanço de sua gestão e afirmou que a crise aérea no Brasil não deverá acabar em março do ano que vem, como prevê o ministro Nelson Jobim. O presidente demissionário da agência não poupou críticas a Jobim, e declarou que não gostaria de trabalhar com o ministro.
Milton Zuanazzi reclamou da falta de orçamento para o órgão e das acusações de que a Anac seria a responsável por toda a crise do setor aéreo, como no caso dos controladores de vôo, subordinados ao Comando da Aeronáutica.
Ele era o único remanescente do antigo quadro de diretores da agência que ainda não tinha deixado o cargo. Ontem, o presidente da república em exercício, Arlindo Chinaglia, assinou a nomeação de dois novos diretores da Anac: o economista Marcelo Guaranys e o engenheiro
Carreira - Zuanazzi foi indicado para o cargo de diretor-presidente da Anac pelos ministros Dilma Roussef e Walfrido dos Mares Guia, em 2005, quando uma medida provisória criou a agência reguladora da aviação civil nacional. O profissional iniciou sua carreira política como presidente da Companhia Riograndense de Telecomunicações e depois na Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, durante a gestão de Olívio Durta. No ano de 2003, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajudou a reestruturar a Embartur, para em seguida assumir o posto de secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo.
Desagravo - No ápice da crise aérea, quando os antigos diretores da Anac começaram a se demitir, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e setores da mídia elevaram a pressão pela saída de Zuanazzi da agência, todos os presidentes das entidades que compoem o Conselho Nacional de Turismo, publicaram uma Carta Aberta ao Presidente Lula, em desagravo a Milton Zuanazzi, e defendendo sua permanência a frente da presidência da Anac.
Comentários