Na última terça-feira (03) aconteceu a 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, tradicionalmente no WTC Events Center, capital paulista. Promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau, com apoio da Abear e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o evento contou com o tema de raízes, origens e legado, buscando promover o Bem Receber.
Toni Sando, presidente do Visite SP, declarou, durante sua fala na abertura que o Brasil já faz turismo de raízes, já que os brasileiros costumam visitar os países de origem de seus ascendentes. “No momento em vários destinos europeus estão hostilizando abertamente os turistas que os visitam, lembro que hospitalidade é a matéria-prima do turismo. E eu quero propor o movimento contrário ao dos europeus, quero propor o turismo de legado, incentivando turistas estrangeiros a visitar nosso país e descobrir o que os imigrantes fizeram por aqui”, ressaltou.
Para Sando, o Brasil e São Paulo convivem com descendentes de diversas nacionalidades, citando como exemplo, os italianos, japoneses, portugueses, árabes e chineses. “O mundo está aqui e o mundo precisa saber disso”, disse, informando ainda que “os turistas estrangeiros serão recebidos de braços abertos aqui”, completou.
Turismo de Raízes
O tema central do Expo Fórum – Turismo de Raízes: Origens e Destinos – reuniu para o debate a moderadora Marta Poggi, Chieko Aoki (Blue Tree Hotels); o jornalista Khaled Mahassem; Marina Martello (Done Emigrazione Italiana) e Henrique Trindade (Museu da Imigração).
Os participantes responderam como veem a experiência dos turistas que visitam o Brasil para encontrar seus parentes. Chieko disse que os japoneses gostam muito de natureza, comida e cultura. “Eles apreciam ver documentários, é um mercado a ser explorado para divulgar o Brasil em detalhes”. Marina informou que “uma estratégia importante é fazer uma conexão para contar como é a vida dos italianos aqui”.
Trindade valorizou o acervo do Museu da Imigração, que mostra a história dessas pessoas e “onde muita gente encontra seus antepassados”. Mahassem ressaltou que os turistas libaneses gostam de praias e de ver os que seus conterrâneos fizeram aqui, como as construções, mesquitas e clubes sírios libaneses, disse lembrando que “nossas embaixadas podem fazer a diferença no exterior”.
Ação Social
Um dos destaques da 8ª edição do Expo Fórum foi a campanha destinada a arrecadar fundos para a aquisição de equipamentos para o Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas, apresentada pelo presidente do FOHB, Orlando de Souza. A diretora de Humanização do hospital, Jussara Zimmermann, enfatizou a “importância do apoio da sociedade, seja por meio do voluntariado, seja pela doação de órgãos, sangue e equipamentos médicos, entre outras”. Por meio de um QR Code, os participantes foram convidados a fazer doações durante o período de realização do evento.
Em seguida, foi a vez de Fernando Beltrame, da Eccaplan, falar sobre Descarbonização e Neutralização de Carbono no Setor de Turismo e Eventos. Ele informou que são inúmeras as fontes de emissão de CO2, caso da indústria e da agricultura, e que, atualmente, 83% dos viajantes já procuram e 69% esperam opções de turismo sustentável.
Turismo em São Paulo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo aproveitou o evento para fazer o lançamento de dois roteiros turísticos: a Rota do Futebol e as Rotas do Mototurismo. A primeira é um guia com os principais roteiros para os apaixonados pelo futebol, que inclui sete museus, monumentos, tours por onze estádios, além do segmento gastronômico com os sabores de cada região e a valorização das raízes dos times.
Para os fãs do motociclismo foram criados cinco roteiros de mototurismo: o Circuito das Águas, que abrange a região de Monte Alegre do Sul; o Rastro da Serpente, que liga São Paulo a Paraná; Serra da Mantiqueira com cidades como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Cantareira; Tropeiros na região de São José do Barreiro; além do Museu da Moto, na cidade do Socorro.
Em seguida, foi a vez do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacar o empreendimento que está sendo construído em Brotas, o novo autódromo com mais de R$ 200 milhões de investimento, e os 50 projetos apresentados a diversos fundos internacionais que representam R$ 11 bilhões.
Lucena também falou sobre os novos aeroportos, em Franca e Barretos, e o projeto do aeroporto internacional em Olímpia. O secretário informou que São Paulo deve fechar 2024 com 49 milhões de turistas domésticos e mais de dois milhões de visitantes internacionais. E declarou: “Devemos comemorar este ano, pois os inúmeros desafios nos deram oportunidades de novos caminhos, as perspectivas e projeções para 2025 são muito positivas”.
Hackathon
Outro destaque da 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi a apresentação das três equipes vencedoras do 2º Hackathon, promovido pelo VSPVB. Em primeiro lugar, ficou a equipe ACB2, criadora da solução Passaporte, um marketplace de experiências, que conecta pessoas interessadas em conhecer novos lugares a quem pode lhes oferecer essa oportunidade.
O segundo colocado é o time SP em Pontos, responsável pelo desenvolvimento de um app com o mesmo nome, que vai funcionar como se fosse uma rede social. Ela vai garantir ao usuário benefícios e descontos para visitar os locais de interesse. Seu diferencial é a possibilidade da pessoa cadastrada poder criar pontos turísticos na plataforma.
A terceira solução foi apresentada pela equipe HackChange com a solução RolezAI, que vai funcionar pelo whatsapp. Ao receber o contato e conversar com ela, o interessado cria um grupo com seus amigos. A inteligência artificial vai escolher o melhor local - restaurantes e eventos - de acordo com os interesses dos integrantes do grupo.
Eventos associativos
Rodrigo Cordeiro, CEO da Nasty Dados, apresentou os dados preliminares da 2ª edição da pesquisa sobre o Mercado de Eventos Associativos no Brasil. As entidades responderam informaram que o total médio de participantes por evento é de 1,4 mil e que outubro é o mês com maior número deles. 10% dos pesquisados informaram organizar mais de 100 eventos por ano, e 45% são responsáveis por um a cinco.
Cordeiro disse ainda que as feiras de negócio estão aumentando e que os canais utilizados para divulgação dos eventos são o Instagram (90%), Facebook (73%) e o Linkedin (70%). Os destinos escolhidos para a realização dos próximos eventos são São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Campinas
Premiações
A parte da manhã do 8º Expo Fórum Visite São Paulo terminou com a entrega de três premiações. A primeira delas, iniciativa da entidade, foi a entrega do Troféu Empresa Amiga da Cidade, que reconheceu companhias que escolheram a capital paulista para realizar seus eventos. São elas: Novartis, Abbot Laboratórios, Roche, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Sicredi, Disney, Banco Pan, Biogen, ICL, iFood e Unimed do Brasil.
O outro prêmio leva o nome de Mario Beni, responsável pela criação do curso de turismo da ECA e seu primeiro professor. Em parceria com a Skal Internacional São Paulo, o prêmio homenageia pessoas em cinco categorias: Academia - Elizabeth Wada, coordenadora geral de Pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Anhembi Morumbi e coordenadora de conteúdo do Programa Radix; Empresas - Latif Abrão Jr., proprietário do Hotel Terras Altas Resort & Convention Center; Entidades - Murilo Pinheiro, presidente da Ametesp – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, e Leandro Corrêa, presidente da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo; Setor Público - Fernanda Herbella, delegada divisionária da Deatur; e Troféu Especial - Carlos Prado, Supera Turismo Brasil – Rio Grande do Sul.
A Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo vai fazer a entrega do prêmio Mulheres do Turismo de São Paulo, escolhidas por voto popular em doze categorias: Agente Viagem – Cynthia Barbosa dos Reis; Chefe de Cozinha / Restaurateur, Proprietária de Restaurante – Anouk Migotto; Gestora Pública de Turismo – Maria de Fátima de Oliveira Gonzaga; Gestora de Associação – Carmola Cândido; Guia de Turismo – Debora Aparecida Bressan Rossati; Hoteleira – Maria Gloria Alvarez Bravin; Mulher do Enoturismo – Ariana Sgarioni; Mulher do Turismo Rural – Ume Shimada; Organizadora de Evento – Suzi Camargo; Professora de Turismo – Renata Castro Cardia; Turismóloga – Ana Cristina Clemente; e Mulher Revelação – Thaís Medina.
Além de apresentações, o Expo Fórum também mostrou exposição de destinos e de temas, como gastronomia, turismo de raízes – tema central do evento -, entre outros.
Confira algumas imagens por Portal Eventos:
Comentários