A ABRIN encerrou sua 41ª edição com recorde de visitantes. O evento, segundo dados divulgados pela organização da feira, recebeu 20 mil pessoas – incluindo mais de 7 mil novos cadastros - nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de março, e apresentou mais de 1.500 lançamentos da indústria para o mercado. A próxima edição, de 2026, já está marcada para os dias 1 e 4 de março.
“A feira atua como um catalisador de negócios e inovação para toda a cadeia produtiva desse setor e cresceu 10% em visitação, o que demonstra como O evento é uma oportunidade única para conectar fabricantes, lojistas e profissionais em um ambiente que fomenta conexões e impulsiona o varejo com novos lançamentos e tendências", afirma Fernando Ruas, CEO da Francal.
Além disso, a programação contou ainda com 40 horas de conteúdo, ministrados por especialistas de todo o país, que discutiram tendências e temas pertinentes do setor. “Este ano, fizemos uma seleção rigorosa para a programação da arena de conteúdo e para a seleção de marcas do evento”, reforça Ruas. “Tudo isso para qualificar ainda mais a experiência de visitantes e expositores”.
Na feira desde a primeira edição, a Novabrink tem tradição familiar. Germano Brandino, Diretor de Marketing da empresa – e filho do fundador – conta que conheceu a ABRIN ainda criança. “Estivemos presentes no evento, pela primeira vez, através da Rosita, que nasceu em 1970”. Assim como a Baby Brink e a Supermagia, a Rosita é uma das marcas da empresa, que só nesta edição do evento trouxe mais de 100 lançamentos para o mercado. “A feira é um momento estratégico para nós, porque marca o início do nosso ano comercial. É aqui que lançamos novas ideias, medimos a recepção do mercado e ajustamos nossas apostas. Além disso, é uma oportunidade para estreitar laços com clientes e expandir negócios”, reforça.
Ainda de acordo com o diretor, o segmento de influenciadores digitais tem sido o grande foco desde 2019. Hoje, a empresa trabalha com sete linhas licenciadas de influenciadores, incluindo Luccas Neto, Maria Clara e JP e, mais recentemente, as irmãs Emilly Vick e Katlen Dos Rosa, que foram premiadas pelo YouTube Brasil. Nessa mesma linha, a Toquinho Jr, empresa de decoração artesanal, que está no mercado há mais de 25 anos, lançou na ABRIN sua primeira linha licenciada, voltado ao público infanto-juvenil.
Os produtos contemplam os personagens da franquia Harry Potter. “Nossa expectativa para a feira era conquistar novos clientes, e conseguimos gerar vários contatos, principalmente na área de papelaria e livrarias, que antes não eram o nosso foco. Essa foi uma grande oportunidade que descobrimos aqui na ABRIN”, explica Raquiel Dresch, proprietária da empresa. Esta é a primeira vez que a marca vem do Rio Grande do Sul para participar do evento. “É essencial estar expondo para se destacar no mercado, e a feira nos proporcionou isso. Sabemos que é um mercado estratégico para crescer e conquistar novos clientes", finaliza.
Outra pessoa que veio de longe, como visitante, foi José Sotto, lojista do Equador. “Temos uma loja de brinquedos, mas não temos uma feira como a ABRIN por lá. A indústria é reduzida no meu país, e fiquei impressionado com as novidades, marcas e com a grandiosidade do evento. Na feira, tive a oportunidade de conhecer novos fornecedores e ampliar meu portfólio”, comenta. Ao todo, 175 expositores, representando 257 marcas, estiveram presentes no evento.
“Trabalhamos o ano todo em busca de novidades para expor na feira, realizar novas vendas e conquistar novos leads. É na ABRIN que conseguimos o maior número de clientes - o que torna o evento primordial para nós”, reforça Geraldo Zinato, Presidente da Líder Brinquedos.
Rodrigo Harstein, CEO da Xalingo comenta sobre o recorde de visitação: “Só no primeiro dia, tivemos um aumento de 13% no público em relação ao ano passado, e nossa expectativa é, sempre, converter essa alta na visitação em negócios. A visibilidade que o evento proporciona é incomparável no nicho, e estamos muito otimistas com os resultados para a marca”.
Outra empresa que destaca a importância da feira para os negócios é a Elka. De acordo com o CEO, Charles Kapaz, estar no evento ajuda a entender as tendências e as oportunidades do mercado. “Acredito que em termos de lançamento, estamos vendo uma onda de desenvolvimento muito importante na ABRIN. A Indústria brasileira continua se recriando, se renovando, e vemos que tem espaço para todo mundo. Na feira, toda empresa pode apresentar seus produtos e, também, buscar novas oportunidades em nichos especializados”.
“A ABRIN 2025 mostra nossa capacidade de fazer melhor a cada edição. Este é o ano de conquistar a mente, o coração e o bolso das pessoas e das crianças. Temos mais de 1.500 brinquedos na feira cumprindo esse papel, e a indústria nacional está cada vez mais madura para alcançar esse objetivo. Participar da Abrin é essencial para qualquer marca que queira se destacar e crescer no setor de brinquedos", destaca Synesio Costa, Presidente da Abrinq.
Relatório Abrinq
No ano em que completa 40 anos, a Associação Nacional da Indústria de Brinquedos (Abrinq) divulgou um relatório anual durante o evento, que destaca um crescimento de 36% no setor em quatro anos. Entre os destaques, está a geração de empregos na indústria, que saltou de 40 mil em 2023 para 44 mil em 2024. No último ano, o mercado brasileiro também somou um faturamento de R$ 10,2 bilhões, registrando um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior. A transformação digital tem sido um dos motores desse crescimento, com o comércio eletrônico representando 28% das vendas, seguido por atacadistas e lojas especializadas, ambos com 27%.
Confira algumas imagens por Polly Eventos:
Comentários