Com o intuito de aproveitar o impacto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil, em relação à questão da sustentabilidade, o Ministério do Turismo preparou um conjunto de ações voltadas ao tema. As medidas têm como objetivo sensibilizar turistas e prestadores de serviço sobre a importância da prática do turismo responsável, com atenção especial ao período das competições.
Entre as ações executadas na cidade-sede dos jogos esteve o lançamento do Mapa de Sustentabilidade do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). A ferramenta permite ao interessado navegar em um mapa georeferenciado com dados e informações das iniciativas vencedoras de todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – um reconhecimento de boas práticas relacionadas ao tema. Os cases também podem ser vistos nos dois armazéns da Casa Brasil por meio de totens e telas touch screen disponibilizados no espaço.
“Aproveitamos o momento dos jogos, que tradicionalmente concentra um grande números de visitantes nacionais e internacionais, para reforçar uma conjuntos de ações que mostrem para os turistas a importância da prática do turismo responsável. E nesse ponto, a questão da sustentabilidade é de extrema relevância para mudarmos a forma com a qual lidamos com a atividade turística”, afirmou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.
Na mesma estrutura o visitante pode conhecer roteiros turísticos, chamados autênticos, ou seja, com foco responsável, a começar pela cidade-sede dos jogos, o Rio de Janeiro. Os roteiros fazem parte da campanha Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria da Pasta. Ainda entre as ações articuladas pelo MTUr foram disponibilizados cerca de 45 mil marca páginas com QR-code que remete para várias publicações do MTur, Embratur e demais parceiros. Os materiais encontram-se em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Entre os materiais disponibilizados estão o Passaporte Verde e o Guia de Acessibilidade, além de 30 mil adesivos com mensagens responsáveis da Campanha Passaporte Verde, como a do slogan “Eu Cuido do Meu Destino”, em português e inglês. A distribuição desse material em 54 Centros de Atendimento ao Turista no Rio de Janeiro, faz parte da parceria entre MTur e RioTur.
A equipe do MTur promoveu, ainda, palestras de sensibilização com representantes do setor sobre os temas relacionados ao turismo responsável durante o período que antecedeu os jogos. Em mais uma ação do MTur, os visitantes da Casa Brasil podem ter acesso a um vídeo sobre a Campanha Passaporte Verde disponibilizado em três idiomas em totens posicionados nos espaços da Casa.
CASA BRASIL – No último domingo (28), a Casa Brasil completou a marca de 300 mil visitantes desde a sua abertura no dia 5 de agosto. Projetado para ser a vitrine do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte, negócios e muito mais.
Comentários