A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), anunciou, na última quarta-feira (25), durante a ABAV EXPO, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que visa promover o país no exteriorentre 2025 e 2028. A Embratur e o Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, reforçam que o lançamento do documento está previsto para maio de 2025.
No último dia 26 de setembro (quinta-feira), a reunião do Fornatur, que contou com a presença da gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jaques, exibiu o cronograma de formulação do novo plano, iniciando, também, o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado. O documento busca traduzir a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028, levando em consideração os estudos de demandas dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do Brasil e os produtos brasileiros com os de outros mercados.
O novo Plano surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.
O último plano lançado foi o de 2009 e traçou estratégias para até 2020. É importante lembrar que o turismo de hoje difere significativamente do contexto social, político, econômico e tecnológico de 2009, quando o último Plano Aquarela foi lançado e projetado para o decênio 2010-2020. Por essa razão, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, integrada e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.
O Presidente da Agência, Marcelo Freixo, afirma que o objetivo é entregar um planejamento com robustez de evidências, dados e indicadores, com uma ampla pesquisa de tendências e que nos aponte onde e como se pode inovar para alcançar os resultados desejados no médio e longo prazo. “Mas o mais importante é que esse processo será feito envolvendo todos os atores que fazem o turismo acontecer. Esse plano só vai ter resultado se nortear as ações de promoção de todos os estados e municípios, com a participação do setor privado”, afirma
Em seu site e redes sociais oficiais, a Embratur convoca todos os gestores e empreendedores do turismo para colaborar na construção desse Plano de Marketing, ao responder um questionário, até o próximo dia 18 de outubro. Colabore acessando o link: docs.google.com/forms/
Comentários