Exigência de vistos para turistas adiada para abril

O Presidente do país tomou a decisão após várias reuniões com lideranças do setor e políticas que demonstraram o prejuízo que a exigência traria para a economia brasileira.

Reunião discute prorrogação de exisgência de visto à turistas

Na última quarta-feira (03), em uma reunião organizada pela Embratur, que convidou membros do trade de turismo e autoridades, para debater sobre a dificuldade do uso da nova plataforma da VFS para obtenção de visto para o Brasil em plena alta temporada e feriados de carnaval aproximando-se e enorme prejuízo decorrente da inviabilidade de turistas conseguirem visto para entrar no Brasil.

A reunião, online, contou com a participação de Jaqueline Gil e Monica Samia da Embratur, Toni Sando, da UneDestinos, Patrícia Calazans, Ministra do Itamaraty, Roberta Werner diretora e Carlos Werneck, presidente do RJCVB, Ivana Bezerra do Visite Ceará, Alejandro Stiglich  da VFS e os principais DMCs do RJ que representam 80% do mercado internacional. 

Durante a reunião foram esclarecidas dúvidas e apontamentos sobre o pleito do adiamento da exigência de vistos para americanos, canadenses e australianos, uma vez que o sistema do MRE ainda apresenta falhas e poderia prejudicar os turistas, sendo apresentados ajustes de sistema e força-tarefa para a solução dos problemas apresentados junto à agência, em fase de debate e diálogo tanto público quanto privado, para buscar soluções diante dos fatos apresentados. 

Dessa forma, em comum acordo com o setor, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, atendeu o pedido dos profissionais de turismo. O Governo Federal, por meio de um decreto publicado na nesta quinta-feira (04), prorrogará até o próximo dia 10 de abril a exigência dos vistos para norte-americanos, canadenses e australianos entrarem no país, que seria anteriormente estabelecido à partir de 10 de janeiro de 2024.

Em anexo, o Decreto Nº 11.875, de 4 de Janeiro de 2024, publicado no Diário Oficial da União.