Fruto de um intenso trabalho de impacto positivo em toda sua rede de atuação, os empreendimentos Expo Center Norte, Shopping Center Norte e Shopping Lar Center, integrantes da Cidade Center Norte celebram um marco histórico ao se tornarem os primeiros do mundo em seus segmentos a receberem o selo do Sistema B, movimento global de empresas que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
Para alcançar essa prestigiada certificação, a Cidade Center Norte implementou em seus empreendimentos medidas rigorosas que abrangem critérios ambientais, sociais e de governança. O anúncio da certificação B foi realizado durante a 7ª Semana de Sustentabilidade da Cidade Center Norte, onde diversos palestrantes como Rachel Maia, Aron Ramos e Rodrigo Gaspar agregaram pontos relevantes sobre a importância da articulação de diversos setores, sobretudo pessoas, para firmar um modelo de negócio com impacto positivo.
Em sua 7ª edição, a semana de sustentabilidade da Cidade Center Norte já se tornou uma das datas mais tradicionais no calendário anual da empresa. Referência em unificar diversos públicos em prol de causas sociais, a companhia utiliza esse período para conscientizar clientes, promotores de eventos, funcionários e lojistas sobre a relevância de englobar a sustentabilidade em seu dia a dia. Com personalidades e executivos dos mais variados setores, a Cidade Center Norte utiliza este espaço para reflexões aprofundadas de como incluir iniciativas de impacto positivo dentro de cada atuação, sejam por meio de empresas ou individuais.
Essas iniciativas visam priorizar o bem-estar de colaboradores e partes interessadas, promover uma gestão eficaz de resíduos, mitigar emissões de gases poluentes, além de promover uma gestão ética, transparente e inclusiva. Prova disso é o compromisso firmado publicamente pela Cidade Center Norte, em que a companhia estabeleceu compromissos estratégicos de sustentabilidade para serem alcançados a curto, médio e longo prazo até 2025, que estão atrelados a uma política de sustentabilidade.
Além disso, como parte de seu legado de construir um modelo de negócio com impacto positivo e que articule diversas empresas, funcionários e setores, o compromisso da Cidade Center Norte com a sustentabilidade é transversal e está presente em todas suas iniciativas e serviços. Desde a sua fundação, há um olhar especial para a comunidade no entorno, como a região da Zaki Narchi. Por meio de projetos como a Horta Social, que mobiliza restaurantes e colaboradores(as) em um único propósito, foi possível beneficiar nos últimos dois anos mais de cinco mil pessoas com refeições dignas. O adubo utilizado vem da compostagem dos resíduos das praças de alimentação dos shoppings, contemplando um ciclo completo de sustentabilidade.
Ainda sobre os últimos dois anos, a partir da gestão eficaz dos resíduos, também foram destinadas mais de 1.200 toneladas de materiais recicláveis (alumínio, garrafas PETs e papéis) para a Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), convertendo mais de R$700 mil investidos em projetos de geração de emprego e renda no entorno dos empreendimentos. Entre essas e outras diversas práticas adotadas pela companhia, desde 2021 a Cidade Center Norte investe em tecnologias capazes de reduzir o consumo de recursos naturais e, também, alcançou a marca de 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fontes limpas. Além disso, seguindo seu comprometimento com uma agenda mais positiva, nos últimos anos, houve a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos principais compromissos mundiais de sustentabilidade corporativa do mundo, que abrange 162 países.
Entretanto, os projetos da Cidade Center Norte não se restringem ao meio ambiente. Por acreditar que o empreendedorismo e inovação social são grandes agentes de transformação, por meio do Instituto Center Norte investem-se em diversos projetos para capacitação profissionalizante e preparação socioemocional de pessoas em vulnerabilidade social na Zona Norte da capital paulista. Dentre os resultados, destaque para a capacitação de 140 famílias da comunidade Zaki Narchi pelo projeto Farol Norte e a criação do Polo Social Zaki, que promoveu atividades culturais, esportivas e educacionais, gerando oportunidades de emprego para mulheres e jovens na Zona Norte de São Paulo.
Pensando nos públicos internos, o zelo e cuidado com o bem-estar dos colaboradores levou à criação do Comitê de Saúde e Segurança, um monitoramento de saúde para todos os funcionários que manuseiam materiais perigosos e o fornecimento de check-ups de saúde anuais. Com essa e outras iniciativas, a companhia recebeu a certificação Great Place to Work (GPTW) pelo segundo ano consecutivo, consolidando-se como uma instituição que oferece um excelente ambiente organizacional.
“A cada ano, o compromisso socioambiental deixa de ser apenas uma medida e se torna uma urgência. Ser reconhecido como um agente de transformação nos deixa extremamente orgulhosos, pois reflete o trabalho de uma vida, onde desde o início, a Cidade Center Norte exerce um papel sensível e responsável com a sociedade e a sustentabilidade – antes mesmo de ganhar relevância dentre as empresas. E, hoje, alcançar o marco de sermos os primeiros do setor a possuir o reconhecimento do Sistema B, é prova de toda essa dedicação", comemora Daniela Pavan, gerente executiva de sustentabilidade no Instituto Center Norte.
* Fotos Destaques: Divulgação/Cidade Center Norte
Comentários