Durante os dias 3 a 5 de abril, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), promoveu uma ação abrangente na WTM Latin America em São Paulo, a maior feira de turismo da América Latina. Com a presença de cerca de 16 mil visitantes e 565 empresas expositoras, o evento ofereceu oportunidades de negócios e celebrou a cultura mineira, promovendo os destinos turísticos de Minas Gerais.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais promoveu uma ação abrangente na WTM Latin America. O espaço de 200 m², projetado por Gustavo Penna e com design da Greco Design, apresentou os principais atrativos do estado, como a cozinha mineira, patrimônios históricos, arte e artesanato. Essa participação teve como objetivo promover o turismo mineiro e atrair investimentos para gerar empregos, renda e estimular o desenvolvimento econômico, social e cultural. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ações como essa são importantes para manter o estado entre os principais destinos turísticos do país, conquistados a partir do trabalho realizado pelo Governo de Minas em parceria com municípios e diversos agentes do trade turístico.
“Todo esse movimento demonstra como Minas Gerais desponta hoje no cenário nacional como o segundo maior destino escolhido pelos turistas brasileiros. Além disso, vale destacar que o nosso estado, em 2022, foi o que registrou o maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7%, no comparativo com 2021. E, recentemente, a Fundação João Pinheiro (FJP) revelou que Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. A busca pela qualificação e estruturação dos serviços, algo que o Governo de Minas, junto com os diversos parceiros, tem trabalhado intensamente nos últimos anos, produziu um grande diferencial nesse contexto”, comenta Leônidas Oliveira.
Durante os três dias do evento, diversas reuniões institucionais foram realizadas, principalmente durante as manhãs. Já no período da tarde, uma programação especial foi oferecida, destacando as expressões das afromineiridades por meio do Congado de São Benedito de Poços de Caldas, além da música popular com a apresentação da viola de Gustavo Costa.
A moda também teve espaço na feira, com uma colaboração entre a CDL-BH e renomados estilistas mineiros, como Luiz Cláudio Silva, fundador da marca Apartamento 03; Georgiana Mascarenhas, proprietária da Barbara Bela com mais de 40 anos de experiência no mercado; e Gláucia Fróes, uma das fundadoras da Plural. Os visitantes puderam conferir peças exclusivas das últimas coleções desses estilistas em uma apresentação especial no nosso estande.2
Quem visitou o estande de Minas Gerais também pôde apreciar um painel em formato de duas pirâmides espelhadas, que remetia à bandeira do estado, projetado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC). A instalação audiovisual proporcionou uma experiência imersiva, com projeções que dialogavam com as paisagens sonoras que remetiam à mineiridade, criando uma ambientação capaz de transportar o público para alguns lugares icônicos, como as igrejas barrocas. Além disso, o paladar também foi explorado com a degustação de alimentos típicos, como o café, o queijo e os doces que compõem a farta mesa mineira.
O projeto arquitetônico das telas em formato de pirâmides, onde foram projetados destinos turísticos e diversos atrativos, foi concebido pelos responsáveis pelo espaço. Além disso, o local também contou com uma área reservada para conversas e reuniões, bem como um bar/café com produtos locais para degustação. Para enfatizar a diversidade e riqueza cultural do estado, toda a área externa foi revestida com um grafismo que faz referência à cultura mineira. O objetivo principal era destacar a multiplicidade dos atrativos turísticos de Minas Gerais.
“Juntamos os nossos times de design e arquitetura para representar um pouco da alma de Minas. Uma alma que é bold, cheia, abundante em ideias, em dimensões, em histórias que se ligam pelas suas cidades. É farta em cultura, gastronomia, crença (e desconfiança). É rica em criatividade, tradição e em olhares para o futuro que vão além de suas montanhas. Minas não se resume. Ela é Gerais”, completa Gustavo Greco.
O estande da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais também dedicou espaço para homenagear a arte popular e os artesãos do Vale do Jequitinhonha. Na exposição, os visitantes puderam apreciar trabalhos de 24 artistas mineiros que foram contemplados na quinta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, bem como bonecas que representam a arte típica da região norte de Minas Gerais. A mostra foi realizada em parceria com o Sebrae e teve apoio do Serviço Social Autônomo (Servas).
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destacou a relevância desse trabalho para a feira, que é uma das principais vitrines da América Latina, “O turismo, assim como o setor de comércio e serviços e o empreendedorismo, é uma das principais forças da economia mineira. O estado possui um imenso potencial turístico em diversos segmentos, como cultura, fé, negócios, lazer e natureza. Por isso, é fundamental parcerias como essa, que torna possível divulgar Minas Gerais para o mundo”.
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