Pesquisa revela que 95% dos brasileiros optam por marcas sustentáveis

Durante a APAS SHOW 2023, foi apresentado um estudo que revela as tendências emergentes nos hábitos alimentares e o perfil atualizado do consumidor.

Durante a 37ª edição da APAS SHOW, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, foi divulgada uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Os resultados revelaram que o consumidor está cada vez mais consciente em relação às marcas e está dando preferência àquelas que têm um compromisso sólido com a sustentabilidade. Essa tendência reflete uma mudança significativa nos hábitos de consumo de alimentos e bebidas. A APAS SHOW, considerada a maior feira do setor nas Américas, ocorre até o dia 18 de maio.

O estudo revelou que a grande maioria dos brasileiros, cerca de 95%, prioriza produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis. Além disso, 64% dos consumidores afirmaram ter deixado de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento após descobrir que a empresa ou seus funcionários não agiram de forma ética. “Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirma Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW.

Segundo o estudo, os principais critérios considerados por 68% dos consumidores ao escolher um supermercado são o respeito e o reconhecimento da importância do cliente. Em seguida, são levados em conta os investimentos e ações inclusivas voltadas para os funcionários, a sustentabilidade ambiental e os programas de valorização dos fornecedores e parceiros. O executivo destaca que o consumidor tem uma atenção especial para todos os envolvidos, desde os fornecedores até os colaboradores.

Comportamento online no setor supermercadista

Conforme a pesquisa, 67% dos entrevistados na faixa etária entre 25 e 34 anos têm o hábito de realizar compras online. O aumento de 15% nas compras virtuais entre 2022 e 2023 é atribuído à facilidade de comparar preços, encontrar uma ampla variedade de produtos e agendar as entregas, proporcionando comodidade aos consumidores.

No entanto, as lojas físicas não perderam sua relevância, pois continuam sendo a preferência dos consumidores quando se trata de atendimento pessoal e ambiente aconchegante, independentemente da faixa etária, classe social ou gênero.

Hábitos alimentares

O estudo também destaca uma mudança nos padrões alimentares dos brasileiros, revelando que 53% da população busca manter uma dieta saudável na maioria das refeições, enquanto 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e minimamente processados. Esses números refletem um crescimento significativo de 6% em comparação ao ano anterior.

O setor supermercadista está atento a essa mudança e tem ampliado a variedade de produtos FLV (frutas, legumes e verduras), que se destacaram na APAS SHOW deste ano com uma área dedicada exclusivamente a esse tema. De acordo com Correa, a pandemia despertou nas pessoas uma preocupação crescente com a saúde e a qualidade de vida. “Essa combinação tem impulsionado o desenvolvimento de produtos naturais e alimentos mais saudáveis que atendam determinadas necessidades dos consumidores. Por isso, a área e o tema receberam destaques esse ano!”, afirma o diretor-geral.

SERVIÇO

APAS SHOW 2023

  • Quando: de 15 a 18 de maio de 2023
  • Horários:
  • 17/05, das 12h às 20h;
  • 18/05, das 12h às 18h;
  • Local: Expo Center Norte
  • Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 -- Vila Guilherme. São Paulo, SP - Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê