Qual é o papel do Marketing Motivacional?
Ainda que pareça óbvio a motivação se desenvolve individualmente, apoiada em fatores cognitivos, trazendo realizações pessoais e contribuições.
Porém, o mais importante é que a verdadeira motivação só é efetivamente conseguida quando associada à realização pessoal.
O grande diferencial do Mkt motivacional não é gerar energia num momento o pontual, exemplo: o incentivo, mas mantê-la em longo prazo.
Não existe receita pronta nem fórmula mágica, a motivação nasce das necessidades humanas se desenvolve individualmente. Porem acreditamos que a energia da motivação multiplica o resultado de todas as atividades.
O que sabemos concretamente é que a motivação é o resultado interativo entre o propósito, a situação e o ator, no caso o ser humano.
Assim a motivação é uma força que aciona e direciona o nosso comportamento
No ponto de vista da psicologia a Motivação é inata, ela é uma força que atua sobre o intelecto fazendo o ser humano movimentar-se ou agir, na comunicação, no esporte, na vida, na autoestima, nos desafios.
O grande segredo da Motivação está no foco, na determinação que é o grande motivador do comportamento
Neste sentido ressalto as experiências vivenciais cada vez mais presentes na economia, na vida social, na vida corporativa, no turismo e no ato da compra?
Já no campo corporativo, há uma relação cognitiva das vivências empresariais, através do alinhamento das ações estratégicas coletivas, proporcionando aos participantes uma relação de parceria e colaboração difícil de ser conseguida de outro modo, a não ser fazendo participando
Nos jogos corporativos e nas vivências empresariais são utilizadas historias e fatos que vão da realidade à imaginação, utilizando metáforas e analogias, associadas aos negócios reais, na prática uma ação lúdica associada a estratégias, à motivação aos sentidos.
São ações que realizam sonhos, geram conhecimento e participação.
Uma comunicação que se revela nas experiências cognitivas, no imaginário, nas emoções que atuam nos sentidos, na realidade emocional, resgatando personalidade e identidade nas experiências.
Uma motivação que resgata nas vivências o envolvimento, a imaginação estimuladora dos sentidos.
As experiências motivacionais podem ser utilizadas como pratica e recurso criativo nas empresas, nas premiações e até como um grande diferencial nas viagens corporativas e Incentivo.
Neste sentido, ressalto as mudanças comportamentais focadas no desenvolvimento de competências relacionamento e resultados
Aqui a motivação não atua sozinha, ela está alinhada diretamente com a inovação.
Na prática a inovação é a reformulação, a mudança, de algo já feito ou construído.
Assim, ao analisarmos estas questões, precisamos entender a importância da inovação dentro do contexto da motivação comportamental.
Uma motivação focada nas necessidades internas ou externas, buscando nas mudanças nos relacionamentos, no trabalho, na inovação. O resultado é a criatividade decorrente da motivação.
Na relação com o consumidor, a influência da inovação é mais complexa. Assim, quanto mais clara e emocional for a linha de comunicação, mais clara é a forma da forma do consumidor decodificar informações e estímulos, e mais objetiva é a motivação do consumidor.
Porem, para que isso aconteça são necessárias mudanças comportamentais em todos os níveis, pessoais e profissionais, incluindo a criação de um ambiente motivacional inovativo que contribua para o desenvolvimento de novos produtos, ou formas de organização.
Finalizando, ressalto a importância da felicidade na arte de viver. Uma responsabilidade pessoal, uma meta na realização motivacional do ser humano realizado e feliz.
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