CONECTA 6.0 - O Mundo Fabuloso do Branding em Eventos

No terceiro episódio desta temporada do Conecta 6.0, Sergio Junqueira Arantes recebeu Dil Mota, CEO da Dil Mota & The Thing Thinkers e Marcelo Flores, CEO da BusinessLand, dois experts em Branding em Eventos.

Está no ar o terceiro episódio da terceira temporada do Conecta 6.0!

No terceiro episódio  desta temporada do Conecta 6.0, Sergio Junqueira Arantes recebeu Dil Mota, CEO da DilMota & TheThingThinkers  e Marcelo Flores, CEO da BusinessLand, dois experts em Branding em Eventos. 

Ao longo do bate-papo é explorado cases de sucesso, como o impacto do branding em grandes festivais de música (Rock in Rio, Lollapalooza, Coachella), e a importância de experiências personalizadas. Eventos culturais e esportivos, além de ativações de marcas em plataformas não convencionais, são abordados como formas de ampliar o alcance e a conexão emocional com o público.

Um dos pontos altos da entrevista é a discussão sobre erros comuns no branding e em eventos. A incoerência com a identidade da marca, o foco exagerado em branding em detrimento da experiência do usuário e a falta de planejamento são apontados como armadilhas que podem comprometer a eficácia de um evento. Exemplo disso é o Fyre Festival, cujas falhas de planejamento são mencionadas como uma lição em como a expectativa sem estrutura pode levar ao fracasso.

Agora, ainda falando de erros, um dos principais é a incoerência com a marca. O "fit" é fundamental; não adianta apresentar um projeto para uma marca se ele não faz sentido dentro do universo dela. Outra questão é o foco excessivo no branding em detrimento da experiência. Vi isso acontecer no Skoll Sensation: uma ativação 100% focada no universo da marca, que no ano seguinte mudou para balancear experiência e branding, resultando em uma entrega muito mais eficaz.

A exposição exagerada de marca pode causar rejeição, especialmente em eventos como Parintins. A sutileza é essencial para criar uma conexão sem saturar o público. Hoje, menos é mais, até nas próprias marcas de moda. No mundo do rap, a marca em destaque faz parte do lifestyle de ostentação, mas há uma necessidade crescente de sutileza para fortalecer a imagem sem sobrecarregar a experiência.

A personalização também ocupa um espaço central na discussão, destacando-se a importância de entender e atender a um público diversificado e com expectativas específicas. O programa enfatiza que marcas devem oferecer experiências autênticas e que ressoem com diferentes perfis, criando uma conexão verdadeira e duradoura. Outro tema de destaque é o branding pessoal, reforçado como essencial para profissionais que buscam consolidar suas carreiras. A ideia de que “você é a sua própria marca” incentiva os participantes a cultivarem uma identidade profissional independente da empresa onde atuam, alinhando seus valores pessoais com a imagem corporativa.

Aperte o play e confira o episódio completo!