São Paulo se prepara para receber a terceira edição do FestPraRua, um festival gratuito que promove a democratização da cultura, inclusão e assistência social. O evento, marcado para o dia 26 de outubro, no Largo Paissandu, será aberto ao público e espera reunir cerca de 3.000 pessoas, incluindo visitantes, voluntários e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Desde sua primeira edição, o FestPraRua tem se consolidado como um evento essencial para aproximar políticas públicas das populações vulneráveis e fortalecer redes de apoio. As duas edições anteriores reuniram mais de 3.400 participantes, com 10 oficinas culturais e o envolvimento de 17 empresas e 14 parceiros, incluindo organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
“Dados recentes do IBGE apontam que pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam barreiras significativas para acessar atividades culturais, um fator que compromete sua inclusão e desenvolvimento social. Outro estudo recente, da OMS, destaca que a participação em eventos culturais e atividades artísticas pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão, promovendo bem-estar e fortalecimento comunitário. Diante desse cenário, o FestPraRua reafirma seu compromisso de ampliar oportunidades e garantir a participação ativa dessas populações em atividades culturais e sociais”, afirma Alexandre Del Rei, CEO do Instituto Human, idealizador do projeto.
Programação abrangente
A nova edição do festival chega com uma programação ainda mais abrangente e interativa, combinando arte, cultura e assistência social. Estão previstas apresentações musicais, shows e performances ao vivo, além de uma exposição fotográfica com temas de inclusão e cultura local. O incentivo à leitura será promovido por meio de uma livraria gratuita no modelo "Pegue e Deixe um Livro".
Haverá oficinas manuais, como artesanato, customização e técnicas criativas, além de intervenções artísticas no Centro Cultural Olido. Também estão na programação a divulgação de Políticas Públicas, a realização de testes rápidos de saúde gratuitos para HIV, Hepatite C, Sífilis, gravidez e glicemia e a distribuição de brindes.
O Festival faz ainda uma colaboração com o Projeto Human Day, também idealizado pelo Instituto Human, que possui mais de 17 edições atuando nas frentes de cidadania e direitos humanos, oferecendo corte de cabelo e barba, alimentação gratuita, aplicação de vacinas, além da distribuição de roupas e calçados no formato de loja. Também vai entregar kits de higiene pessoal e disponibilizar atendimentos de orientação jurídica, social e psicológica.
“Temos a meta de realizar no mínimo 1.000 atendimentos sociais, assegurar que pelo menos 200 pessoas em situação de vulnerabilidade sejam direcionadas a serviços de saúde, empregabilidade e assistência social, além de oferecer no mínimo 10 oficinas culturais e educativas, abrangendo temas como música, teatro, artes visuais e capacitação profissional. Queremos também garantir que a maioria dos participantes das oficinas culturais sejam pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a inclusão de pelo menos metade de profissionais nessa situação na equipe e na cadeia de fornecedores, gerando oportunidades de renda e reinserção social”, enfatiza Alexandre Del Rei.
O festival também reforça o compromisso com a sustentabilidade. Uma das prioridades desta edição será a redução do impacto ambiental do uso de plástico descartável, com a atuação de equipes de coleta para reciclar todo o lixo produzido. A acessibilidade será garantida por meio de estrutura adaptada para pessoas com deficiência, intérpretes de Libras, áreas destinadas à mobilidade reduzida e comunicação acessível.
Marcas já podem apoiar
A organização do FestPraRua já está agregando as marcas e instituições que desejam participar como apoiadoras da edição de 2025, incluindo a gestão de voluntariado corporativo. Entre as empresas parceiras já confirmadas está a MChecon, que, pelo segundo ano consecutivo, vai assinar toda a cenografia do evento.
“Já faz parte da nossa cultura essa proximidade com projetos de impacto social, mas o FestPraRua foi incrível! Ele tem uma sinergia direta com nossa atividade e conseguimos usar todas as nossas soluções em cenografia para deixarmos o evento ainda maior, de forma que gerasse um impacto positivo e fosse inesquecível para as pessoas em situação de rua”, afirma o sócio da MChecon, Rafael Mattos.
O FestPraRua é uma iniciativa do Instituto Human, organização sem fins lucrativos que atua desde 2017 conectando empresas e voluntários a pessoas em buscam oportunidades. Transforma o "S" do ESG em impacto real, por meio da gestão de projetos sociais em quatro causas: refugiados e migrantes, população LGBTQIAP+ em vulnerabilidade, comunidades carentes e população em situação de rua. Fomentar ainda programas de desenvolvimento pessoal e engajamento social nas empresas. Na frente ativista, colabora com mais de 40 coletivos no Movimento "Na Rua Somos Um".
Comentários