Em 2022 fui chamada pelo Sebrae para participar de um projeto instigante. Estava no meu escopo de trabalho revisar e identificar junto às cidades que compõem a Costa Verde mar, experiências turísticas relevantes, para divulgação e ampliação da oferta turística do litoral de Santa Catarina. Mas vamos do começo para que você entenda como foi essa missão.
Colunas
Place branding é uma estratégia de marketing utilizada para projetar a imagem desejada de um lugar. Falando em cidades, são inesquecíveis os resultados do Peru e da Toscana. Alguém duvida desses resultados? Faça mentalmente as seguintes perguntas: o ceviche é uma comida típica de qual país? Qual o ícone de lugar para um romance perfeito?
O Turismo permeia todos os segmentos da economia, principalmente o Turismo de Eventos e Negócios, que alavanca todos os setores no momento em que o evento é realizado. Uma Governança Turística bem organizada e articulada pode catapultar os negócios de uma região. Assim acontece com o Fórum Desenvolve Londrina (FDL) que une as lideranças locais e dá palco para os setores que precisam de apoio. O setor de Economia Criativa, que envolve Turismo, Inovação e Cultura, entre outros, foi tema de discussões do grupo e por consequência, cresceu muito a partir de 2018, ano em que foi realizado o seu Plano de Ação.
ARTIGOS
Governança é um termo da administração cujo sentido é cuidar do todo, de forma que todas as partes possam interagir e trabalhar juntos. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Este ano o Festival de Dança de Joinville completa 40 anos. Quantos eventos da área de cultura você conhece com essa idade? Sem mencionar o fato de que, levar diante um evento cultural de grande porte, em qualquer parte do mundo, mas em especial no Brasil, exige muito mais que resiliência. Exige esforços contínuos, direcionados, sempre motivados pelo encantamento. Existem poucos eventos com este perfil: vale destacar no Brasil o Festival de inverno de Campos do Jordão, já com 52 edições. Pelo mundo, o Festival de Edimburgo na Escócia (1947) e o Festival se Avignon na França (1947). Pessoalmente, conheci de perto o Rossini Festival, da área de música, em Pesaro - Itália. Vou te contar a experiência e você poderá entender a comparação, bem como vou me arriscar e passar algumas dicas sob a perspectiva da gestão estratégica governamental.
O que eu tenho visto nos meus atendimentos em Consultoria é que a estratégia muitas vezes não está alinhada com as necessidades do mercado. O cenário está mudando na velocidade da luz e as empresas têm que fazer o ajuste das velas constantemente. Com taxas de conversão cada vez mais baixas, é necessário que se ouça o cliente, que se faça a identificação das dores, e que o serviço seja cada vez mais personalizado.
A Marca Brasil está de volta! Mas eu te pergunto, que diferença irá fazer para os negócios, para a cidade ou para o país? Digo que faz toda a diferença. O sentimento de pertencimento é um atributo poderoso para a construção da identidade de um país.