Maitê Uhlmann

Gestão de A a Z: o que faz a diferença?

Seja a mudança que você quer ver no mundo.MAHATMA GANDHI

É Turismóloga, formada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade de Bologna – UNIBO. É Especialista em Marketing pela FAE Business School e em Direção Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Foi Diretora Executiva dos Conventions & Visitors Bureaux de Londrina, Joinville e Recife, e Consultora dos Sebrae’s MG, PR e SC.

Conquistou o Personalidade do Ano Prêmio Caio 2015, no segmento Marketing de Destino.

É proprietária da empresa Academia de Eventos desde 2003 – @academiadeeventosconsultoria.

Colunas

Governança Turística

O Turismo permeia todos os segmentos da economia, principalmente o Turismo de Eventos e Negócios, que alavanca todos os setores no momento em que o evento é realizado. Uma Governança Turística bem organizada e articulada pode catapultar os negócios de uma região. Assim acontece com o Fórum Desenvolve Londrina (FDL) que une as lideranças locais e dá palco para os setores que precisam de apoio. O setor de Economia Criativa, que envolve Turismo, Inovação e Cultura, entre outros, foi tema de discussões do grupo e por consequência, cresceu muito a partir de 2018, ano em que foi realizado o seu Plano de Ação.
ARTIGOS

Governança Turística

Governança é um termo da administração cujo sentido é cuidar do todo, de forma que todas as partes possam interagir e trabalhar juntos. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

...projetos inovadores para aproximar o evento da comunidade...

Este ano o Festival de Dança de Joinville completa 40 anos. Quantos eventos da área de cultura você conhece com essa idade? Sem mencionar o fato de que, levar diante um evento cultural de grande porte, em qualquer parte do mundo, mas em especial no Brasil, exige muito mais que resiliência. Exige esforços contínuos, direcionados, sempre motivados pelo encantamento. Existem poucos eventos com este perfil: vale destacar no Brasil o Festival de inverno de Campos do Jordão, já com 52 edições. Pelo mundo, o Festival de Edimburgo na Escócia (1947) e o Festival se Avignon na França (1947). Pessoalmente, conheci de perto o Rossini Festival, da área de música, em Pesaro - Itália. Vou te contar a experiência e você poderá entender a comparação, bem como vou me arriscar e passar algumas dicas sob a perspectiva da gestão estratégica governamental.

...a estratégia muitas vezes não está alinhada com as necessidades do mercado.

O que eu tenho visto nos meus atendimentos em Consultoria é que a estratégia muitas vezes não está alinhada com as necessidades do mercado. O cenário está mudando na velocidade da luz e as empresas têm que fazer o ajuste das velas constantemente. Com taxas de conversão cada vez mais baixas, é necessário que se ouça o cliente, que se faça a identificação das dores, e que o serviço seja cada vez mais personalizado.
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